Nos Cemitérios e Paróquias

A A
AS CELEBRAÇÕES DE FINADOS NA REGIÃO SÉ
Publicado em: 03/11/2020 - 17:30
Créditos: Redação

AS CELEBRAÇÕES DE FINADOS NA REGIÃO SÉ

Nesta segunda-feira, 02 de novembro, celebramos o dia dos Fiéis Defuntos, o dia de Finados. Dia importante para os Católicos, pois lembramos e rezamos por nossos entes queridos que já partiram para a Casa do Pai.

Na Região Episcopal Sé tivemos celebrações o dia todo, tanto nas Paróquias como também nos Cemitérios e todas as celebrações atendendo as recomendações e exigências da Vigilância Sanitária e dos órgãos públicos, respeitando o distanciamento físico, higienização e quantidade de pessoas de acordo com a capacidade de cada espaço.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, o Santuário das Almas, no Setor Pastoral Bom Retiro, as Missas foram celebradas a partir das 6h com intervalo de 1h30 entre cada celebração, seguindo até às 19h30, sendo que a celebração das 10h30 foi presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, Bispo da Diocese de Registro, SP e a das 15h, presidida por Dom Odilo P. Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. O Santuário também atendeu a confissões das 9h até às 19h.

Fotos Missas Santuário das Almas: Créditos PASCOM Paróquia Sagrado Copração de Jesus em Sufrágio das Almas (Santuário)

Nos Cemitérios as celebrações foram conforme abaixo:

1) No Cemitério da Consolação, na Rua da Consolação, 1660, as Missas foram presididas às 8h por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para o Vicariato para a Educação e a Universidade; às 10h pelo Pe. Alessandro Enrico de Borbón, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Setor Santa Cecília; às 12h pelo Pe. Assis Donizeti de Carvalho, Vigário Paroquial também da Paróquia Nossa Senhora da Consolação; às 14h pelo Pe. Carlos André Romualdo, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Setor Jardins e às 16h por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé. Também foram atendidas confissões no Cemitério.

Fotos Missas Cemitério da Consolação: Créditos PASCOM Paróquia Nossa Senhora da Consolação

2) No Cemitério São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, 1250, no Bairro de Pinheiros, as Missas foram presididas às 9h e às 15h, pelo Pe. Norberto Donizetti Brocardo, CP, Pároco da Paróquia São Paulo da Cruz - Calvário, Setor Pinheiros e na Paróquia as celebrações foram às 11h e 18h.

Fotos Missas Cemitério São Paulo: Créditos PASCOM Paróquia São Paulo da Cruz - Calvário

3) As Missas do Cemitério do Araçá, da Rua Dr. Arnaldo, 666, no Bairro do Sumaré, foram presididas às 9h, pelo Frei Jair Roberto Pasquale, TOR, e às 15h pelo Frei Maurício Santana Alves de Abreu, TOR, respectivamente Pároco e Vigário Paroquial da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Setor Perdizes. E na Paróquia a celebração foi às 17h30 presidida pelo próprio Pároco, Frei Jair, que seguindo ao pedido da CNBB, de plantar uma árvore em homenagem aos mortos e a preocupação com o meio ambiente, recebeu durante as oferendas, uma muda de jabuticaba e plantou no final da celebração, próximo a imagem de São Francisco de Assis, finalizando assim, o dia dedicado aos nossos entes queridos, que já se encontram na presença de Deus.

Fotos Missas Cemitério Araçá e Santuário N.Sra. de Fátima: Créditos PASCOM Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Santuário)

4) A Celebração no Cemitério Santíssimo Sacramento, onde a Irmandade São Pedro dos Clérigos possui um jazigo, não pode ser realizada nas dependências da Capela do cemitério devido ao espaço ser reduzido impedindo o distanciamento exigido em função da pandemia . Então, a celebração foi realizada na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, na Praça da Liberdade, 238, no Setor Catedral, às 9h, presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé, que em sua homilia ressaltou que devemos elevar as nossas preces aos irmãos e irmãos falecidos, pois a Igreja acredita que esses que partiram estão ao lado do Pai, dizendo que Jesus afirma “Eu vim ao mundo para dar vida à todos e é vontade do Pai que ninguém se perca” (João 6:38-39)

Destacou ainda que celebrar o dia de finados é uma graça da parte de Deus, é nosso dever de não nos esquecermos dos que partiram, dos que nos antecedem na Casa do Pai.

A morte faz parte de nossa passagem por este mundo, não conhecemos os mistérios de Deus e que a morte é um dos tantos acontecimentos em nossa caminhada e nos lança diretamente nos braços de Deus, pois cremos na Ressurreição. Essa é a nossa fé, é a nossa certeza de que a vida é uma preparação para a morte e nosso encontro com Deus. A palavra de Deus nos confirma essa certeza.

Finalizou pedindo que nossos falecidos descansem em paz, que estejam na presença do Pai e Este Pai conforte o coração de todos os familiares, especialmente às famílias enlutadas que perderam seus familiares durante essa Pandemia provocada pelo COVID-19 e, nesse sentido, ressaltou ainda, a grande importância de continuarmos com os cuidados da higienização e principalmente de ainda mantermos o distanciamento e isolamento social.

Fotos Missa Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados: Créditos Irmandade São Pedro dos Clérigos

5) No Cemitério de Vila Mariana, na Rua Lacerda Franco, 1914, às 9h, a celebração da Missa pelos Fiéis Defuntos, foi presidida pelo Cônego Raphael Emygdio Peretta.

Fotos Missas Cemitério de Vila Mariana: Créditos PASCOM Paróquia Santa Margarida Maria

Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, o Santuário das Almas