Nossa Senhora da Consolação junto aos esquecidos pela sociedade

A A
<p>Dom Odilo presidiu &nbsp;missa solene em honra a Nossa Senhora da Consolação</p>
Publicado em: 05/09/2014 - 15:00
Créditos: Edição nº 3017 do Jornal O São Paulo - página 21

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na região central, celebrou sua padroeira no domingo, 31 de agosto. A festa foi marcada por uma missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Sherer.

A devoção de Nossa Senhora da Consolação e Carreia (nome original) chegou a São Paulo por meio de um frade agostiniano, que passou por uma capela na cidade e deixou sobre o altar uma imagem da Virgem com este título. Atualmente, essa imagem está no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Por ser uma devoção nascida entre os agostinianos, a festa acontece sempre no domingo seguinte ao dia da memória de Santo Agostinho, celebrado em 28 de agosto.

Neste ano, a novena preparatória da festa foi realizada a partir do hino bizantino Akathistos (do grego: “cantado de pé”), que Invoca o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até a sua vinda gloriosa, contemplado a partir da Virgem Maria. Em cada noite, um celebrante meditou uma dessas invocações.

Na manhã do domingo, a missa foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Educação e a Universidade.

De acordo com o Padre José Roberto Pereira, pároco, a realidade da Paróquia a convida a ser consoladora de todos aqueles que são esquecidos pela sociedade. “Aqui vivem muitas pessoas abandonadas, principalmente os idosos, muitos jovens depressivos e com muitos sofrimentos. Por isso, temos aqui o trabalho da Pastoral da Escuta, atendimento psicológico e espiritual”.

Há dois anos e meio, a Paróquia tem realizado um trabalho pastoral em prédios do bairro. “Mensalmente, temos missas nos condomínios. Nesses lugares, já temos praticamente pequenas comunidades”, explicou o Pároco, que também destacou o trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia e na Capela Sagrada Família, também localizada no bairro.

No final da missa, Dom Odilo motivou os paroquianos a continuar a obra de presença e testemunho, “para que essa comunidade de fé seja realmente um sinal de Deus nesta área da cidade”, e, inspirados na padroeira, também sinal de consolo e conforto, principalmente aos que mais sofrem.

Fernando Geronazzo