‘O Espaço Litúrgico’ é destaque na Formação Regional de Liturgia

A A
O tema foi abordado por especialista em espaço litúrgico e Arte Sacra da Comissão Pastoral para a Liturgia da CNBB.
Publicado em: 16/05/2018 - 10:45
Créditos: Redação

Centro Pastoral da Região Sé

“É em Cristo que todo edifício harmonicamente disposto se une e cresce até formar um templo santo no Senhor. Nele, vós também sois integrados na construção para vos tornardes morada de Deus no Espírito” (Ef 2, 21-22. Cf. 1Pd 2, 4-6).

Com esta citação, a Comissão Regional de Liturgia da Região Episcopal Sé, sob a coordenação do Padre Helmo Cesar Faccioli, promoveu, no dia 8, o primeiro encontro de formação litúrgica deste ano na Paróquia Santa Generosa, no Setor Pastoral Paraíso. Participaram aproximadamente 110 pessoas, entre padres, coordenadores e membros das equipes de Liturgia das paróquias da Região Sé. 

O tema abordado foi “O Espaço Litúrgico e a celebração da Palavra de Deus”, com a assessoria do Padre Thiago Faccini, especialista em espaço litúrgico e Arte Sacra da Comissão Pastoral para a Liturgia da CNBB. 

Após a acolhida e oração inicial conduzida pelo Padre Helmo, Padre Thiago discorreu como uma comunidade pode modificar um espaço litúrgico, tornando-o belo por meio de uma arquitetura planejada e adequada às atividades humanas da comunidade. 

Foram dados exemplos com apresentação de imagens de igrejas construídas após o Concílio Vaticano II, apresentando a importância de elementos arquitetônicos que caracterizam a mistagogia do espaço litúrgico, tais como: Assembleia, Altar (que representa o próprio Cristo), Ambão (que é o ícone espacial que antecipa e permanece na igreja com sinal do anúncio da Boa Nova de Jesus, Palavra do Pai), Cadeira ou Cátedra da Presidência (ícone de Cristo, arquitetonicamente o espaço ocupado pelo presidente deve enfatizar a dignidade e o serviço desempenhado: ensinar, governar e santificar a comunidade), Fonte Batismal (a fonte da vida que banha todo o universo), Capela do Santíssimo e o Lugar da Reconciliação. 

Os próximos encontros de formação litúrgica, também abertos a pessoas de outras regiões episcopais, já estão agendados para os dias 14 e 15 de agosto, e 2 e 3 de outubro, com o mesmo tema: “O Espaço Litúrgico e a celebração da Palavra de Deus”.