“Os jovens querem ir para a missão”, diz cardeal Hummes

A A
Publicado em: 06/05/2014 - 14:00
Créditos: CNBB

Imagem: cnbbO desejo dos jovens de participar de uma atividade missionária está se tornando realidade. No mês de dezembro, aproximadamente 60 jovens selecionados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participarão da 1ª Missão Jovem na Amazônia. A iniciativa é organizada por quatro comissões da Conferência (Juventude, Amazônia, Ação Missionária e Missão Continental) e pelas Pontifícias Obras Missionárias.

“É interessante perceber como tudo isso começou. Numa reunião de preparação da Jornada Mundial da Juventude, os próprios jovens apresentaram o desejo de participar de uma experiência missionária”, conta o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Cláudio Hummes. A proposta foi acolhida pelos bispos no primeiro Encontro da Igreja na Amazônia Legal, realizado em outubro de 2013.

As dioceses de Roraima (RR), Coari, Borba e Parintins (AM) foram escolhidas para acolher os jovens nesta primeira edição do projeto, que será realizado em dezembro próximo. “Essa experiência missionária fará com que os jovens se sintam protagonistas da missão, pois eles mesmos serão os missionários”, avalia dom Cláudio.

Os jovens interessados em participar deverão ter entre 18 e 35 anos e poderão fazer a sua inscrição no site www.jovensconectados.org.br. “O Papa Francisco deu este estímulo muito grande aos jovens, mas lembrou que este não deve ser um belo passeio, mas que devem ir para servir”, recordou o cardeal. A experiência missionária terá duração de dez dias, precedida de um período de três dias de formação em Manaus (AM). Após a missão, haverá também um encontro de avaliação, realizado na mesma cidade.

Tags