Ouça o som dos Sinos da Catedral em homenagem as vítimas da COVID-19

A A
Sinos de cinco continentes unem-se na próxima quinta-feira (21/05) em homenagem às vítimas da COVID-19
Publicado em: 20/05/2020 - 14:15
Créditos: Redação

Sinos de cinco continentes unem-se na próxima quinta-feira (21/05) em homenagem às vítimas da COVID-19. "A Catedral da Sé de São Paulo participa da ação".

No Brasil, a Catedral da Sé de São Paulo participa da ação amanhã, dia 21/05 às 12h com transmissão ao vivo pelo Facebook da Catedral (@catedraldasesp) e canais de TV.

Musicistas da Alemanha, Austrália, África do Sul, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, Dinamarca, Holanda, Noruega e outros países se unirão em uma ação artística global em homenagem às vitimas do COVID-19 no mundo.

Ao meio dia local de cada cidade, cada carrilhionista executará a peça “Healing Bells” (“Sinos que Curam”), composta como uma homenagem às vitimas do Covid-19, pela norte-americana Pamela Ruiter-Feenstra, com a holandesa Jet Schouten.

A execução do início da obra pelos musicistas e carrilhonistas é marcada por movimentos no teclado que associam-se à aparência do Covid-19 visto em um microscópio. O som soturno vai alternando-se com trechos de uma tradicional canção ucraniana chamada ““Plyve Kacha”, que vai vencendo o “som do vírus” e torna-se cada vez mais forte. “Pensamos na composição baseadas na antiga crença de que a batida dos sinos afastam doenças e a destruição”, afirmam as compositoras.

Com o maior carrilhão da América Latina, 61 sinos, que podem ser ouvidos a até 4 km de distância, a Catedral da Sé foi escolhida como local para execução da peça no Brasil. A execução da peça “Healing Bells” será realizada por Delphim Rezende Porto, Diretor Musical da Escola de Cantores da Catedral da Sé, que comenta:

“A Música, de fato, tem o grande poder de mover os sentimentos – e, historicamente, era também associada à Medicina Antiga. O músico sempre foi o artífice que, através dos sons, pode transformar e mexer com os corpos e espíritos. Não há dia que não melhore com a correta trilha sonora; não há esforço físico que não fique mais leve com a música certa, pois o nosso próprio corpo biológico é musical por excelência (e tem por maestro, o coração). Para essa grande causa, então, usaremos um grande e belíssimo instrumento – o maior entre nós”.

21 de maio é marcado pela UNESCO como “Dia Mundial pela Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento”. “Isso torna a ação ainda mais especial, por reforçar como a necessidade do respeito pelas diferenças entre todos nós é algo fundamental para convivermos bem e superarmos momentos difíceis como o de agora”, afirma Camilo Cassoli, diretor do Estúdio Centro, responsável pela produção da ação aqui no Brasil.

Acompanhe a transmissão ao vivo no perfil do Facebook da Catedral (@catedraldasesp) e em canais de TV.

Assita a reportagem veiculada no Jornal SPTV 1ª Edição, às 12h do dia 21/05/2020 - clique aqui

E aqui poderá ouvir o áudio de toda a apresentação tocata gravada através do SoudCloud - clique aqui e ouça

Fonte:

Redação do Jornal "O São Paulo"- 20/05/2020

Facebbok Catedral da Sé