Padre Mário Pizetta, colaboração especial para a Região

A A
Estudos sobre Políticas Públicas
Publicado em: 19/03/2019 - 11:45
Créditos: Redação

Entre os dias 19 e 21, no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, o Setor Paraíso organizou um estudo sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2019. Entre os mais de cem participantes, estavam lideranças das paróquias do Setor, religiosas, seminaristas e leigos. Os trabalhos foram dirigidos pelo Padre Mário Pizetta, Coordenador do Setor.

No primeiro dia, foi trabalhado o “Ver”, pelo Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro, que resgatou o objetivo da CF: despertar o sentido da fraternidade, aprofundando o sentido da palavra “política” e esclarecendo a diferença entre políticas de Governo e de Estado.

No segundo dia, a reflexão foi conduzida pelo Prof. Dr. Marcus Baccega, historiador, que trabalhou a etapa do “Julgar”. Ele mostrou historicamente como nasceu a Doutrina Social da Igreja, citando o Papa Leão XIII, com a Encíclica Rerum Novarum, passando pelo Concílio Vaticano II, destacando a lucidez de São João XXIII. Citou, ainda, Dom Helder Câmara, como um grande influenciador de muitas ações do Concílio. Por fim, lembrou o Papa Francisco: “O lugar privilegiado de fazer caridade é a política”.

No terceiro dia, colaborou o Prof. Ascânio João Sedrez, diretor do Colégio Boni Consilii, da Rede de Educação Cabriniana, que se voltou para o “Agir”, destacando como ponto de partida: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Ele aprofundou essa terceira parte por meio de dez pontos, entre eles: agir no seguimento de Jesus; participar na sociedade defendendo os valores; educar para o humanismo solidário.

O encontro demonstrou, portanto, que as políticas públicas não acontecem sem o engajamento dos cristãos na vida social.

(Fonte: Edição 3237, do jornal “O São Paulo”, de 27 de fevereiro a 06 de março de 2019, p. R1).