Papa envia mensagem para comunicadores brasileiros

A A
<p>O papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes de Pastorais da Comunicação.&nbsp;</p>
Publicado em: 05/08/2014 - 15:45
Créditos: Jornal O São Paulo - Ed nº 3013

O papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores.

A carta, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, foi lida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecido (SP) e presidente da CNBB.

“De fato, uma pastoral no mundo digital é chamada a levar em consideração também aqueles que não creem, caíram no desespero e cultivam no coração o desejo do absoluto e da verdade não efêmero dado que as novas mídias permitem entrar em contato com seguidores de todas as religiões, com não crentes e pessoas de todas as culturas”, afirmou Francisco.

O Santo Padre também ressaltou que “o continente digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é, antes de tudo, um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem a necessidade de uma resposta concreta”.

Lançada rede Nacional de Jovens Comunicadores

No sábado, 26, durante os eventos em Aparecida, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB lançou a Rede Nacional de Jovens Comunicadores. A iniciativa tem o objetivo de conectar todos os jovens que atuam na comunicação.

A rede é destinada a todos os responsáveis pela comunicação das expressões juvenis que estão ligadas à Comissão para a Comunicação a fim de compartilharem suas diferentes realidades de evangelização e promoverem uma verdadeira  “cultura de encontro”.

A iniciativa também visa otimizar a comunicação direta entre líderes e participantes, capacitar colaboradores de diferentes áreas da comunicação, dar suporte às diferentes necessidades da evangelização da juventude no ambiente digital.

De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, a Rede era um sonho que se realiza. “Essa rede é um grande sonho que sempre tivemos de conectar os jovens espalhados pelo Brasil, para trocar experiências e para podermos, com maior eficácia, evangelizar e ter a unidade que não é uniformidade, mas projetos e pensamentos comuns que podem ser desenvolvidos entre as diferentes realidades eclesiais”.

Para se cadastrar na rede basta acessar o site www.jovensconectados.org.br/rede.