PARCERIA ENTRE REDE RUA E A QUADRA DOS BANCÁRIOS

A A
DOM EDUARDO VISITA O PROJETO DE PARCERIA ENTRE REDE RUA, A QUADRA DOS BANCÁRIOS E O MOVIMENTO ESTADUAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Publicado em: 12/04/2021 - 14:45
Créditos: Redação

DOM EDUARDO VISITA O PROJETO DE PARCERIA ENTRE REDE RUA, A QUADRA DOS BANCÁRIOS E O MOVIMENTO ESTADUAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Os movimentos e pastorais sociais que atuam junto à população de rua têm constatado que desde o início da pandemia COVID-19, o número de pessoas em busca da refeição diária tem aumentado assustadoramente. Os serviços de atendimento a esta necessidade básica têm sensibilizado muitas comunidades católicas que atuam diariamente na distribuição de alimentos para as pessoas em situação de rua e os grupos mais vulneráveis.

Desde 1o de agosto de 2020, uma parceria entre Rede Rua, a Quadra dos Bancários e o Movimento Estadual da População em Situação de Rua do Estado de São Paulo tem oferecido 1,1 mil refeições às pessoas em situação de rua, na quadra situada à Rua Tabatinguera, 192.

A iniciativa conta com o apoio do projeto “Cozinha Solidaria”, da Prefeitura de São Paulo. No dia 20 de março, um dos parceiros, o Movimento Estadual, rescindiu a parceria e passou a atuar na própria sede do Movimento. Devido à importância deste serviço neste momento em que se agrava a pandemia COVID 19, a Rede Rua e a Quadra dos Bancários decidiram dar continuidade até o mês de julho. A iniciativa tem contado com o apoio do Núcleo Regional da Cáritas na Região Sé e voluntários das igrejas do centro.

No dia 14 de novembro de 2020, ao celebrar o Dia do Pobre, a Cáritas Arquidiocesana organizou uma distribuição de café na quadra, que contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Em 31 de março deste ano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Sé, também visitou o projeto. Ele conversou com os funcionários, voluntários e a equipe do Consultório na Rua que se faz presente diariamente na prevenção da COVID-19. Um advogado contratado pela Rede Rua oferece os serviços de regularização e segunda via de documentos. Dom Eduardo afirmou: ‘Neste momento tão difícil da pandemia, nós queremos somar forças e estar ao lado uns dos outros’.

Antes que as refeições fossem servidas, Dom Eduardo foi acolhido pelo presidente da Rede Rua, o Padre Arlindo Pereira Dias, verbita:“Este gesto emergencial não deve soar como um paliativo que substitua o direito inalienável garantido pela Constituição Brasileira ao emprego, moradia, saúde e alimentação para todos os brasileiros”, comentou o sacerdote. “É preciso continuar exigindo políticas públicas que garantam este acesso a todos!”, completou.

O diretor da Quadra dos Bancários, João Fukunaga, deu boas vindas ao Bispo e disse que ao ceder o espaço para esta atividade o sindicato deseja ver garantido os direitos básicos a todos os que ali chegam, começando pelo direito à alimentação.

Ao falar às 250 pessoas que aguardavam pelas refeições, Dom Eduardo ressaltou que a Igreja Católica Apostólica Romana quer somar forças com outras entidades e Igrejas na cidade, nos mais diversos lugares que necessitem de apoio e acompanhamento.

“Na região central da cidade, nós temos uma grande concentração de pessoas, cujos direitos não são levados em conta, devido à falta de alimento, de trabalho, de saúde e de políticas públicas”.

O Bispo também destacou o trabalho realizado pela Pastoral do Povo da rua na Cracolândia, por meio da Casa de Oração e das inúmeras equipes e pastorais que se articulam para atender aos mais vulneráveis.

“Fazemos isto com muita alegria, mas, ao mesmo tempo, com dor no coração, porque não deveria ser essa a nossa condição. O ideal seria que cada pai, cada mãe de família pudesse trabalhar, ter a sua condição digna, alimento, moradia e condições de sustentar a sua família. Neste momento tão difícil da pandemia, nós queremos somar forças e estar ao lado uns dos outros”, ressaltou.

Dom Eduardo agradeceu a todos os envolvidos na parceria, aos voluntários e prometeu seu apoio a estas iniciativas. Ao finalizar, ele recordou que trazia também a palavra do Cardeal Scherer, que tem se empenhado com as mais diversas lideranças para que “São Paulo tenha, de fato, amor pelos seus cidadãos, moradores e que possamos, assim, dar amor a todos aqueles que nos procuram e necessitam de um apoio nosso”.

Leia a reportagem completa em: www.osaopaulo.org.br ou clique aqui para acesso direto a notícia

Fonte: osaopaulo.org.br

Dom Eduardo Vieira com lideranças e voluntários da Rede Rua e da Quadra dos Bancários (foto: Rede Rua)