REGIÃO SÉ REALIZA A SEGUNDA SESSÃO DA ASSEMBLÉIA SINODAL

A A
Acesse o material das apresentações ao final desta reportagem
Publicado em: 29/07/2019 - 10:45
Créditos: Redação

REGIÃO SÉ REALIZA A SEGUNDA SESSÃO DA ASSEMBLÉIA SINODAL

Com a participação de aproximadamente 220 pessoas, a Região Episcopal Sé realizou na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, do setor Perdizes, a Segunda Sessão da Assembleia Sinodal Regional do Sínodo Arquidiocesano, no último sábado, 27. 

Em Momento Celebrativo e na homilia introdutória após a proclamação do Evangelho de Mateus 25, 14-22, que nos fala da multiplicação dos talentos, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Região Sé, comentou: “Esta segunda sessão é um momento bonito de nossa Arquidiocese. O Senhor confia em todos nós, o clero, leigos, religiosos e nos dá a administração de seus bens. Muitas vezes fechamos essa administração. Não devemos ter medo porque um dia prestaremos contas ao senhor. Muitos não querem ouvir a palavra de Deus. O nosso batismo nos coloca a responsabilidade de multiplicar essa administração de bens. O Sínodo é apenas um dos talentos e devemos multiplica-lo’.

Este momento foi encerrado com o Pai Nosso, Ave Maria e oração pelo Sínodo.  Dom Eduardo passou a palavra ao Frei Jair, Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que deu as boas-vindas a todos, desejando uma ótima realização da segunda sessão do Sínodo Regional.

Os trabalhos de apresentação e análises dos relatórios das reuniões preparatórias para a segunda sessão tiveram início com a apresentação do Grupo Sinodal das Coordenações Pastorais que foi efetuada pelo Cônego Sergio Conrado, frisando que o Brasil está de olho na Igreja em São Paulo, pois o nosso Sínodo é o retrato da Igreja no Brasil. Por isso somos o modelo e caminho que está já está sendo seguido, a exemplo do Sínodo na Amazônia. Cônego Sérgio Conrado ressaltou ainda que a Sinodalidade é o caminho do século XXI, sem o Sínodo a Igreja não caminha.

A sequência das apresentações e análises dos relatórios teve a seguinte sequência: das Congregações Religiosas e Institutos de Vida Consagrada foi feita pela Irmã Paulina Helena Corazza; das Associações, Movimentos e Novas Comunidades pelo Padre Donizeti José Xavier, Pároco da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo; dos Setores Pastorais da Região Sé foi feita pelo Padre Norberto Donizetti Brocardo, CP, Pároco da Paróquia São Paulo da Cruz - Calvário. E também coordenador do Setor Pastoral Pinheiros e a última apresentação foi referente ao Clero Regional, feita pelo padre Manoel da Conceição Quinta, SSP.

Após um intervalo, abriu-se o microfone a plenária que contou, mais uma vez, com a participação e a palavra de padres, leigos, religiosos e religiosas presentes e encerrada com uma palavra de Dom Eduardo destacando que “a Igreja é essa mistura de pessoas que se reúnem para encontrar soluções ou encontrar o caminho para tal . Para aqueles que não compareceram deixou o recado: ‘não quiseram estar presentes e buscar esses caminhos ou soluções porque não quiseram participar e não querer é pecado grave. A cada um foi dado talentos e não podemos escondê-los. Ter consciência de sua vivência, da sua realidade e do seu momento na Igreja. Todos nós somos chamados, todos nós temos uma responsabilidade nessa missão. Por isso é preciso acordar’.

Passou-se então para os momentos finais, onde Dom Eduardo transmitiu a saudação e benção do Cardeal Odilo Pedro Scherer, encerrando a Segunda Sessão com a consagração a Nossa Senhora, oração a São Paulo Apóstolo e benção final.

Colaboração texto: Ruy Halasz e Cláudia Ghirotti

Para acessar o Slide da 2ª Sessão Sinodal (27/07/2019) clique aqui

Para acessar os Slides da 1ª Sessão Sinodal (25/05/2019):

- Primeira apresentação - Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo perito do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, clique aqui

- Segunda apresentação - Cônego Sérgio Conrado, clique aqui

- Terceira apresentação - Pe. Manoel da Conceição Quinta, SSP, clique aqui

 

Acesse o material das apresentações