Superar a violência: Um desafio constante para o homem

A A
Lideranças leigas, religiosos e religiosas trabalharam o tema da CF2018
Publicado em: 15/02/2018 - 12:45
Créditos: Redação

Com a presença de lideranças leigas, religiosos e religiosas, o Setor Paraíso realizou, nos dias 6 e 7, dois momentos de estudos sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018, no auditório da Paulinas Livraria, próximo ao Metrô Ana Rosa. 

Os trabalhos foram conduzidos pelo Padre Mário Pizetta, Coordenador do Setor. No dia 6, Valdênia Paulino Lanfranchi, doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP,  colaborou com as reflexões. Ela tem larga experiência nas favelas de Sapopemba, na zona Leste, e iniciou sua reflexão relembrando os objetivos permanentes da Campanha e o objetivo geral deste ano: “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. 

No entender de Valdênia, é preciso uma análise muito profunda sobre as causas da violência. Ela comentou, ainda, que a desigualdade patrimonial é a mais forte geradora da violência, assim, caso não se mexa nas estruturas, a violência não irá diminuir. Para ela, somente uma atitude de radicalidade evangélica poderá gerar uma transformação.

O segundo dia de estudos esteve a cargo de Paulo José Vilela, Mestre em Direito Administrativo. Ele, que já fez parte da Ação Católica e da Comissão Justiça e Paz, aprofundou o tema da Campanha, buscando possíveis respostas para superação da violência. Afirmou, ainda, que a violência é resultado da desigualdade econômica. Ele incentivou que haja a “luta pelos direitos dos trabalhadores, justiça tributária, participação direta do povo nas políticas públicas, vigilância sobre os Direitos Humanos, favorecimento do diálogo em busca da verdade”.