Uma comemoração centenária na Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate

A A
<p>A Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate celebra oito missas para festejar sua padroeira.</p>
Publicado em: 17/09/2014 - 14:15
Créditos: Edição nº 3018 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate, em Pinheiros, festejou sua padroeira na segunda-feira, 8 de setembro. Ao longo do dia, foram celebradas oito missas, sendo a última presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Sherer.

Criada em 2 de fevereiro de 1914, a Paróquia ainda vive o clima do centenário. Marco histórico na zona oeste da capital, a presença da Igreja no bairro é fruto da passagem dos primeiros missionários Jesuítas por São Paulo, com destaque para São José de Anchieta.

Essa devoção mariana vem da Espanha, datada de 1614, onde há um mosteiro beneditino na região montanhosa da Cataluña, mais especificamente no MontSerrat, onde é venerada a imagem de Nossa Senhora como protetora dos cristãos, especialmente os que sofriam perseguições. Dom Odilo destacou que os cristãos vivem um momento de grandes perseguições e convidou os fiéis a invocarem a intercessão da Virgem Maria.

Pároco desde março, Padre Bartolomeu da Silva Paz ressaltou que a matriz da Paróquia é considerada uma igreja de passagem. Localizada junto ao Largo da Batata e à Estação Faria Lima do Metrô, por dia passam, em média, de 800 a mil pessoas pelo templo.

Ao refletir sobre as leituras da liturgia do dia, que celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora, o Cardeal motivou a comunidade a continuar a ser um sinal da presença de Deus na cidade. “Que esta Igreja seja o lugar acolhedor de todos, lugar onde encontrem um olhar de misericórdia de Deus, com suas mãos estendidas, que veio ao encontro das nossas fragilidades. Sejam vocês, testemunhas desta acolhida de Deus”.

Fernando Geronazzo