Uma ‘Vida Nova’ em São Paulo

A A
Na Arquidiocese, compromisso concreto do jubileu extraordinário da Misericórdia será um prédio para atender as pessoas em situação de rua
Publicado em: 26/10/2016 - 09:15
Créditos: Edicarlos Bispo - Edição 3123 – Jornal O SÃO PAULO – p. 24

Como marco do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, a Arquidiocese de São Paulo terá, no centro da cidade, um prédio de 11 andares voltado para o atendimento das pessoas em situação de rua.

O projeto foi apresentado na sexta-feira, 07 de outubro de 2016, pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e pelos padre Zacarias  José de Carvalho Paiva, procurador da Mitra Arquidiocesana , e Gianpietro Carraro, fundador da Missão Belém, que será responsável por coordenar a iniciativa, aos bispos auxiliares, padres coordenadores de pastorais nas regiões, coordenadores de setores pastorais e leigos representantes de novas comunidades e associações privadas de fiéis.

O projeto “Vida Nova” já está em andamento e em breve poderá ser consultado pelo site www.ruavidanova.org.

O que é o projeto?

“Vida Nova” não será um albergue nem uma clínica de recuperação, mas uma mão estendida para quem deseja sair dos vícios da rua, das drogas e do álcool. Depois de uma semana sendo atendida, a pessoa que deseja mudar de vida será encaminhada para um dos sítios da Missão Belém.

O prédio, que pertence a Ordem Terceira do Carmo e foi cedido por dez anos à Arquidiocese, está localizado na praça da Sé, em frente à Catedral, e acolherá de maneira ininterrupta, estando aberto 24 horas por dia. Espelhando-se no exemplo do Bom Samaritano, o projeto se propõe procurar uma solução para todos os casos que se apresentam.

De acordo com o Padre Gianpietro, há uma expectativa que sejam atendidas mais de 4 mil pessoas por ano.

 

Como ajudar?

A reforma e adaptação do prédio, edifício Nazareth, está avaliada em mais de R$ 1 milhão. Para arrecadar esse valor, a Arquidiocese de São Paulo se unirá em torno de uma “ação entre amigos”.

Serão 200 mil bilhetes a R$ 10 cada um. Do valor das rifas, metade será para o projeto e o restante para as paróquias ou entidades que venderem.

Os prêmios serão: um carro HB20, duas viagens de dez dias para a Itália (pacote fechado), um notebook e um tablet.

Padre Gianpietro agradeceu a presença dos demais padres e destacou que o projeto é uma iniciativa da Arquidiocese, para a qual a Missão Belém oferecerá seu trabalho e colaboração.

 

Atendendo ao apelo do Papa Francisco

Em uma vídeo-mensagem divulgada em 17 de junho, quando lançou uma campanha internacional para a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, com o título “Seja a misericórdia de Deus”, o Papa Francisco pediu que cada diocese realize uma ação como marco do Ano Santo extraordinário da Misericórdia:

“Apelo a todos os homens e mulheres de boa vontade no mundo inteiro para que façam em cada cidade, em cada diocese, em cada associação, uma obra de misericórdia. Nós, homens e mulheres, precisamos da misericórdia de Deus, mas também precisamos da nossa misericórdia; precisamos dar a mão uns aos outros, nos acarinhar, cuidar uns dos outros e não fazer tantas guerras”.