Vida Consagrada, testemunho do valor supremo do Reino de Deus

A A
<p>A assembléia foi realizada no auditório do Mosteiro de São Bento.</p>
Publicado em: 11/09/2014 - 14:45
Créditos: Edição nº 3015 do Jornal O SÃO PAULO – página 24

Focados no tema “Vida religiosa: identidade e mística”, os núcleos arquidiocesanos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizaram no sábado, 16 de agosto, assembleia seguida de procissão e missa, para celebrar o Dia dos Religiosos e das Religiosas.

A assembleia, no auditório do Mosteiro de São Bento, contou com a participação de Dom Julio Endi Akamine, bispo referencial da Coordenação Pastoral para a Vida Consagrada da Arquidiocese de São Paulo.

Na carta que enviou aos consagrados da Arquidiocese, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, pediu às congregações e ordens que promovam a divulgação dos carismas próprios. “O ‘dom de Deus’ precisa ser colocado em evidência, para que seja conhecido, apreciado e valorizado pela comunidade dos fiéis”, disse.

Irmã Gelza Freitas Ribeiro, das servas da Santíssima Trindade, assessorou a Assembleia. Em conversa com O SÃO PAULO, ela explicou que a vida religiosa está em busca de encontrar meios para responder, de maneira renovada, às interpelações que a cidade grande faz. “Não estamos alheios, por exemplo, aos problemas sociais das cidades em que estamos presentes. Por isso, precisamos encontrar a forma de responder aos questionamentos do mundo com a sempre Boa Nova que é a mensagem de Jesus Cristo”, disse.

Ano da Vida Consagrada
Ainda na carta enviada aos religiosos, Dom Odilo recordou que o Papa Francisco quer que o ano de 2015 seja especialmente dedicado à reflexão sobre a Vida Consagrada na Igreja, tendo em vista o cinquentenário da publicação do decreto Perfectae caritatis, sobre a Vida Consagrada, do Conselho Vaticano II; “e convida as comunidades de Vida Consagrada a um renovado esforço de ‘conversão pastoral’,em vista da mais fundamental e urgente missão da Igreja, que é a evangelização”.

“A Vida Consagrada Religiosa tem uma parte importante nesta missão”, afirma o Cardeal no texto. “Alegrai-vos! Assim convida a Carta Circular da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica”, segue o documento. E assim completa: “A alegria vem da certeza de ter encontrado a ‘pérola preciosa’, ou o ‘grande tesouro’, pelo qual vale a pena apostar tudo, para ter esse tesouro… A Vida Consagrada é testemunho do valor supremo e da absoluta prioridade do Reino de Deus”.

Dom para a Igreja
Após a realização da Assembleia, os religiosos e religiosas fizeram uma peregrinação simbólica até a Catedral da Sé, onde participaram de missa presidida pelo Cardeal Sherer, que na homilia destacou a importância da presença dos religiosos na vida da Igreja como dom a serviço de todos. O Arcebispo recordou que a Arquidiocese tem o testemunho de dois “belos frutos da Vida Consagrada”, referindo-se a São José de Anchieta – jesuíta canonizado em abril deste ano –, e à Madre Assunta, cofundadora das Irmãs Scalabrinianas (Carlistas), que será beatificada em 25 de outubro, na Catedral da Sé.

Rafael Alberto