Viver intensamente a 'sinodalidade' na vida e na missão da Igreja!

A A
21/12/2018 - 11:45

As assembleias paroquiais do sínodo já se concluíram.

Os relatórios com suas conclusões e propostas já estão sendo encaminhados às equipes de coordenação das regiões episcopais do sínodo arquidiocesano de São Paulo, a fim de que se tornem um dos documentos de trabalho da Assembleia Regional do sínodo, a ser realizada a partir da Páscoa de 2019. 

Assim, o sínodo arquidiocesano prossegue, em 2019, na paróquia, com atividades que serão anunciadas mais à frente, nas regiões episcopais, com a realização de suas assembleias, envolvendo as paróquias, os setores pastorais, as pastorais, os movimentos, as novas comunidades, o presbitério, as congregações religiosas e todas as organizações eclesiais que atuam em cada região episcopal da Arquidiocese de São Paulo.

O ano de 2019 será intenso no que se refere à realização do sínodo arquidiocesano de São Paulo. Por esse motivo, é saudável que façamos uma profunda reflexão catequética sobre a “sinodalidade na vida e na missão da Igreja”, para que o sínodo arquidiocesano, em curso, não seja um acontecimento eclesial que apenas envolva os que estão mais próximos ou atuantes na ação pastoral evangelizadora da paróquia, da região episcopal e da Arquidiocese. 

O sínodo arquidiocesano é o “momento oportuno” para que toda a porção do povo de Deus que está na Igreja em São Paulo cresça em “consciência eclesial” e se lance em missão evangelizadora na Cidade. 

Daí a importância de uma catequese sobre: 1) o sínodo - que é este momento de escuta, de reflexão e de profundo discernimento sobre a realidade religiosa, evangelizadora e missionária da Igreja na Cidade, para que ela se revigore na sua missão evangelizadora; 2) a sinodalidade - que é o estado permanente de vida em comunhão e participação de todos os fiéis batizados em vista da missão. A Igreja é chamada a viver em permanente sínodo (comunhão, conversão e renovação missionária). 

O Papa Francisco, no seu discurso de 17 de outubro de 2015, sobre a comemoração dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, alertou que o conceito de sínodo é “fácil de exprimir em palavras, mas não de ser colocado em prática”, pois a sinodalidade, caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio, exige da própria Igreja a conversão de mentalidade e de coração, para que ela seja totalmente missionária.

Elaboremos, com serenidade, uma catequese sobre a “sinodalidade na vida e missão da Igreja”.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos

Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano

(Fonte: Edição 3227, do jornal “O São Paulo”, de 05 a 11 de dezembro de 2018, p. 04)