XXII Congresso do Movimento Laical Orionita

A A
O XXII Congresso do Movimento Laical Orionita, aconteceu nos dias 25 a 27 de maio, na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, com mais de 400 participantes
Publicado em: 30/05/2018 - 14:30
Créditos: Paróquia Nossa Senhora Achiropita

O XXII Congresso do Movimento Laical Orionita, aconteceu nos dias 25, a 27 de maio, em São Paulo na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, do Setor Pastoral Cerqueira César, onde quase 400 congressistas e mais 250 voluntários, dedicaram seu tempo e orações a causa de Dom Orione , servir a Cristo e aos pobres.

Vieram caravanas de Rio Claro, Guarapés, Siderópolis, Porto Alegre, Quatro Barras, Curitiba, Campo Grande, São Jose dos Pinhais, Cotia, Forquilhinhas, e Dourados. Uma verdadeira legião de Religiosos, leigos Orionitas e pessoas com fé na proposta de Dom Orione distribuídos nestas 11 caravanas.

A abertura foi feita pela coordenadora do MLO (Movimento Laical Orionita) da Paróquia Nossa Senhora Achiropita, Aparecida Torres Aquino, e com os coordenadores do XXII congresso, Maria Emília Moitinho e Joao Hansen, em clima de muita fé, musicalidade e oração.

Durante o congresso, os integrantes puderam conhecer e ver apresentações das obras sociais amparadas pela paróquia na inspiração de Dom Orione, Como a Casa de Acolhida Rainha da Paz, para homens em situação de dependência química, a Creche Mãe Achiropita, que atende 180 crianças e fez uma linda apresentação a todos, contando a historia de Dom Orione por seus aluninhos, o NCI, núcleo de convivência par idosos na Casa São Jose, O CEDO, Centro educacional Dom Orione que com aproximadamente 300 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos  e a casa Dom Orione, com cerca de 200 pessoas em situação de rua.

As apresentações foram emocionantes, levando muitos as lagrimas, e reforçando todo o trabalho e a obra maravilhosa de Dom Orione.

No último dia, como despedida formal e com o pensamento voltado a obra de Dom Orione, houve uma missa que foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Sherer, com a participação de todos os padres da comunidade local de todas  caravanas.

Servir aos pobres, aos necessitados, as crianças. A humildade e a doação são princípios que foram revigorados na lembrança das obras e da devoção de Dom Orione, e que foram multiplicados pela ação de pessoas que compartilham a doação e o pensamento Orionita. Este congresso renovou a fé e a esperança na bondade e na obra de São Luís Orione.

Ricardo Carelli

Crédito da foto: PASCOM - Paróquia Nossa Senhora Achiropita