Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A A
PADROEIRO
13 de Maio

Data da fundação

24/03/1940
Pároco
Frei José Maria Botelho
Vigário Paroquial
Frei Hilário Valcanaia

Setor

Perdizes

Endereço

 Avenida Doutor Arnaldo , 1831 , Sumaré

Contato

 (11) 3862-8665
 (11) 3871-4690
 (11) 3862-5667
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
08
00
12
00
De segunda a sexta-feira
13
30
17
30
Sábado
08
00
17
30
Breve história 

No começo de 1931, o Conde José Vicente de Azevedo deu aos frades franceses da Terceira Ordem Regular de São Francisco - TOR - um terreno num bairro que estava se formando, o Sumaré, para que aí construíssem uma casa destinada às obras das vocações e de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

No final daquele ano, três frades já estariam morando no convento ainda em construção e, no dia 9 de janeiro de 1932, foi rezada a primeira missa na capela provisória. No dia 11 de fevereiro, Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugura oficialmente a casa e a capela.Quando o superior geral da Ordem Franciscana esteve em Fátima, Portugal, ficou impressionado com a importância das aparições de Nossa Senhora naquele local e pediu que a nova igreja do Sumaré a ela fosse dedicada.

A pedra fundamental do novo santuário foi abençoada por Dom José Gaspar Affonseca, no dia 13 de maio de 1935. A primeira missa foi celebrada um ano depois, mas a construção só seria concluída após 13 anos de muito trabalho, isto é, em 1948, com a ajuda de muitas famílias. A imagem de Virgem de Fátima que está no altar-mor foi entronizada no dia 13 de maio de 1939.

A criação oficial da paróquia foi na Páscoa de 1940 e o primeiro pároco foi frei Inácio Gau.

Desde então, a comunidade vem se expandindo e acolhendo um número sempre crescente de devotos de Nossa Senhora de Fátima. Neste santuário reúnem-se as comunidades luso-brasileira e paraense que celebram, com a expressão de sua cultura, os louvores da Mãe de Jesus.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Missas

De segunda a sexta-feira
07
00
De segunda a sexta-feira
07
30
De segunda a sexta-feira
17
30
Sábado
07
00
Sábado
07
30
Sábado
15
00
Domingo
07
00
Domingo
08
30
Domingo
10
00
Domingo
11
30
Domingo
18
30
Benção dos Doentes
13
07
00
Benção dos Doentes
13
08
00
Benção dos Doentes
13
09
00
Benção dos Doentes
13
15
00

Sacramentos

Batizados

As inscrições para o batismo são marcados somente na secretaria nas segundas e terças-feiras nos horários de atendimento que é das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

São feitas no máximo 20 inscrições por semana.

Os batizados são realizados aos domingos às 16h.

A preparação para pais e padrinhos é feita todos os sábados às 19h, no salão paroquial, exceto quando o sábado cair no dia 13, neste dia não teremos esta preparação. Pedimos que cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência, pois após o início não será permitida a entrada. A duração do encontro é de 1 hora.

Documentos necessários para inscrição:

  • Se os pais forem casados no religioso, apresentar certidão de casamento caso contrário o RG de ambos;
  • O nome completo dos padrinhos;
  • O comprovante do encontro de preparação dos pais e padrinhos;
  • Certidão de nascimento da criança.

Obs.: Não é necessário fazer cópia dos documentos, eles serão, somente, apresentados na secretaria no ato da inscrição para preenchimento do pedido de batismo.

No dia do batizado apresentar:

  • A ficha de inscrição que será recolhida pela equipe do batismo;
  • O comprovante do encontro para apresentar à equipe do batismo.

O encontro de preparação para pais e padrinhos é obrigatório e pode ser feito em outra paróquia, ficando para aquele que o fez a responsabilidade de trazer o comprovante de participação do encontro e apresenta-lo na secretaria no momento da inscrição e no dia do batizado para apresenta-lo a equipe de batismo.

No dia do batizado, uma equipe do batismo sempre se faz presente para auxiliar no bom andamento da cerimônia.

Paz e Bem!

Crisma

Para mais informações consulte a secretaria da Paróquia.

Curso para noivos

Prece para o Casamento

Na verdade é justo e bom dar-vos glória e oferecer-vos nossa ação de graças, sempre e em toda parte, a vós, Pai santíssimo, Deus eterno e eterno e todo poderoso. Pois Vós quisestes que o homem, criado por vossa bondade, Atingisse uma tal grandeza e que a afeição mútua dos Esposos fosse uma imagem do Vosso amor. E aqueles que Vós assim criastes para amá-los, Vós Chamais insistentemente a amar como Vós, para dar-lhes parte em Vosso eterno amor. Senhor, nós vos damos graças, pois o sacramento do Matrimônio que nos revela vosso amor, também consagra o amor humano por Cristo Nosso Senhor. Amem!

------------------------------------------------------------------------------------

O que é Necessário para o Casamento na Paróquia

Processo Matrimonial 

  • Iniciar com três meses no mínimo, e no máximo seis meses antes da data do casamento.
  • O processo deve ser feito na Paróquia da residência da noiva ou nesta Paróquia, se aqui residir o noivo.
  • Os documentos necessários a serem apresentados por ambos para o processo normal são os seguintes:
    Carteira de Identidade ou de Trabalho (profissional);
    Certidão de Batismo de ambos, com data recente ou atualizada, se batizados na diocese de São Paulo; se batizados em outra diocese, trazer além disso duas testemunhas ou no caso de ser pai ou mãe somente um deles, com documento de identidade;
    No caso de residirem fora desta Paróquia será fornecida como conclusão do processo feito na Paróquia da noiva, a licença para casar em Paróquia alheia (Transferência).

Preparação Final 
No mínimo um mês antes da data marcada para o casamento, nos dias e horários de expediente, os noivos devem voltar trazendo:

  • Licença para casar em Paróquia alheia, caso residam fora desta Paróquia;
  • Nome das testemunhas (padrinhos) do casamento religioso, com os nomes escritos nas papeletas fornecidas. Somente um casal para efeito de anotação, podendo entretanto ter quantos casais quiserem, que comparecerão e assinarão no dia do casamento;
  • O comprovante do Encontro de noivos que fizeram. Aconselhamos a fazê-lo com a maior antecedência possível, para melhor aproveitamento.
  • O complemento de sua oferta livre (fora do depósito inicial que fizeram ao marcar o casamento), segundo a sua possibilidade a sua consciência tendo como base que foi dada.

Convites de Casamento 
Fazer constar nos convites 30 minutos de antecedência da hora marcada, indicando ainda, o nome, o endereço e o estacionamento da Igreja, conforme indicado na folha de pedido.

Pontualidade
Consideramos o cumprimento do horário, mais que uma prova de educação e respeito para com os padres e convidados.
O noivo deverá estar na sacristia com todos os padrinhos e a certidão do casamento civil 30 (trinta) minutos antes da hora marcada.
A noiva deve estar, IMPRETERIVELMENTE, 10 (dez) minutos antes da hora, na frente da porta principal da Igreja.

Taxa de Inscrição e do Casamento
Sob consulta. Em caso de cancelamento do pedido, a taxa não será devolvida. Caso haja mais de uma alteração na data marcada, será cobrada uma nova taxa.

Decoração
Decoradora exclusiva. Consulte a secretaria.
Não será permitida, sob nenhum pretexto, a entrada de qualquer outra decoradora. A decoração é de responsabilidade dos noivos, que deverão tratar diretamente com a empresa indicada.
Aos sábados a decoração é dividida entre os noivos do dia.

Cortejos
A celebração não pode, sob nenhum pretexto, ser interrompida. Após a entrada da noiva não é permitida a entrada de damas, instrumentos musicais ou algo semelhante.

Música
É de responsabilidade dos noivos a contratação de organista ou coral. Não são permitidos discos ou fitas.

------------------------------------------------------------------------------------

Curso Preparatório

Encontro de noivos
Os encontros de noivos são realizados no Santuário de Fátima – Sumaré, com a apresentação de palestras com temas de extrema importância para um correto entendimento sobre uma vida a dois, equilibrada e feliz, também são realizadas dinâmicas onde trocamos ideias e experiências com os casais e a equipe do curso de noivos.

Aconselhamos a fazê-lo entre 01 (um) ano e 06 (seis) meses antes do casamento.

Alguns temas apresentados nas palestras são:

  1. A felicidade Conjugal Segundo o Plano de Deus: como é a vida de um casal segundo os princípios Cristãos.
  2. Diálogo: importância e técnicas para um diálogo aberto e sincero em um casamento.
  3. Nossos corpos e Fecundidade: o conhecimento fisiológico de nossos corpos, necessidade dos exames pré-nupciais e uma abordagem sobre métodos anticoncepcionais.
  4. Harmonia Sexual e Paternidade Responsável: Apresentação de conceitos sobre a felicidade conjugal e a figura dos pais junto aos filhos.
  5. O Sacramento do Matrimônio: O matrimônio visto sob a ótica sacramental, os sacramentos na vida do cristão.

Nossa equipe é selecionada, preferencialmente, entre paroquianos atuantes e assíduos aos costumes da Igreja Católica, isto é, praticantes e os palestrantes possuem aptidão profissional condizente com o tema que ministram ou possuem testemunhos de vida que os capacitam na abordagem dos temas.

Realizamos atualmente 04 (quatro) cursos durante o ano, nos meses de Março, Junho, Setembro e Novembro, as inscrições podem ser realizadas até uma semana antes e são feitas na Secretaria da Paróquia.

Junho – 21  (domingo)

Setembro – 20 (domingo)

Novembro – 15 (domingo)

Primeira eucaristia

Para mais informações consulte a secretaria da Paróquia.

Confissões

De segunda a sexta-feira
08:00
11:30
De segunda a sexta-feira
14:00
17:15
Sábado
Antes da missa
Domingo
Antes da missa