Os jovens se preparam para a missão

A A
15/07/2013 - 00:00

A festa está começando, com a realização da Semana Missionária e da JMJ. Em meio à alegria, para além de deslumbramento dos acontecimentos, devemos estar atentos para não perder de vista os motivos da grande festa.

A JMJ visa atingir os jovens, proporcionar-lhes experiências fortes de encontro com Jesus Cristo, e envolvê-los e prepará-los para a missão evangelizadora como Igreja. Esta animação terá também em vista a formação de assessores para o trabalho com a juventude e a formação de jovens para a liderança e a coordenação de grupos e de projetos de evangelização da juventude. Estamos em busca de novos modelos de pastoral, e este é o momento para descobrir novos caminhos, e abrir novas estradas, com participação dos jovens, ouvindo-os e apoiando-os. O envolvimento dos jovens na Pré-Jornada e na JMJ é um caminho para atingir estes objetivos mais amplos, que continuaremos a buscar após a realização destes eventos fortes.

A evangelização da juventude é um aspecto fundamental da renovação da Igreja. Para avançar nesta direção, é necessário envolver os jovens na missão, pois eles são chamados a ser os primeiros evangelizadores dos próprios colegas. Recordemos as palavras do Papa Bento XVI em sua  mensagem para a JMJ-2008: “Asseguro-vos que o Espírito de Jesus hoje vos convida, jovens, a serdes portadores da Boa Nova de Jesus aos vossos coetâneos. A indubitável dificuldade que os adultos têm de encontrar de maneira compreensível e convincente a classe juvenil pode ser um sinal com que o Espírito tenciona impelir-vos, jovens, a assumir esta responsabilidade. Vós conheceis os ideais, as linguagens e também as feridas, as expectativas e ao mesmo tempo o desejo de bem dos vossos coetâneos. Abre-se o vasto mundo dos afetos, do trabalho, da formação, da expectativa, do sofrimento juvenil… Cada um de vós tenha a coragem de prometer ao Espírito Santo que conduzirá um jovem para Jesus Cristo, do modo que julgar melhor, sabendo “responder com doçura a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança” (1 Pd 3, 15).

O Papa Francisco já renovou a mesma convocação quando, ao dirigir-se aos jovens no Domingo de Ramos, animou-os com estas palavras: “Queridos jovens, imagino-vos fazendo festa ao redor de Jesus;imagino-vos gritando o seu nome e expressando a vossa alegria por estardes com Ele! Vós tendes um parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre… Com Cristo, o coração nunca envelhece. Entretanto, todos sabemos que o Rei que seguimos e nos acompanha, é muito especial: é um Rei que ama até à cruz e nos ensina a servir, a amar. E vós não tendes vergonha da sua Cruz; antes, a abraçais, porque compreendestes que é no dom de si mesmo que se alcança a verdadeira alegria e que Deus venceu o mal com o amor. Vós levais a Cruz peregrina por todos os continentes, pelas estradas do mundo. Levai-a, correspondendo ao convite de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), que é o tema da Jornada da Juventude deste ano. Levai-a para dizer a todos que, na cruz, Jesus abateu o muro da inimizade, que separa os homens e os povos, e trouxe a reconciliação e a paz”.

A JMJ vem acender a chama da esperança para iluminar o caminho dos jovens e o caminho da Igreja neste momento da história. Como disse o Papa Francisco aos jovens: "Por favor, não deixem roubar a esperança de vocês! Não deixem roubar a esperança! Aquela esperança que Jesus nos dá".

Dom Tarcísio Scaramussa
Bispo Auxiliar de São Paulo e 
Vigário Episcopal da Região Sé