ITELSE 2020 - Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé

A A
19/12/2018 - 11:30

Inscrições abertas para o Curso de Teologia do ITELSÉ 2020

Estão aberta as inscrições para o Curso de Teologia do Instituto de Teologia para Leigos e Leigas da Região Sé (ITELSÉ).

O curso, que começa em 02 de março de 2020, acontecerá às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45, no Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campos, 79 - Bela Vista, próximo da Estação Paraíso do Metrô).

O corpo docente responsável pelo curso é formado por mestres e doutores.

O curso tem duração de três anos e pode se estender por mais um ano opcional com temas específicos.

Informações pelo telefone (11) 3826- 4999 ou pelo e-mail: centropastoral@regiaose.org.br

Para fazer sua inscrição para 1º ano do curso em 2020, clique aqui "INSCRIÇÕES VIA SITE ENCERRADAS"

Poderá ainda fazer sua inscrição pessoalmente a partir da segunda-feira, dia 02/03, às 19h30 - até preenchimento de todas as vagas.

Para visualizar ou imprimir a Programação clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MAIS INFORMAÇÕES:

O Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé promove desde 1976 o curso de Teologia para Leigos e Leigas.

Com o objetivo de possibilitar aos leigos e leigas um aprofundamento Teológico-Pastoral a fim de contribuir com a Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, sendo “Sal, Luz e Fermento” na sociedade. Este projeto de formação teológica visa concretizar o insistente apelo das lideranças da Igreja da Região Sé para um constante processo de formação e atualização.

O corpo docente é formado por mestres e doutores em teologia e ao final do curso é entregue um certificado aos alunos com frequência mínima de 75%.

O curso de teologia oferecido pelo ITELSÉ tem duração de 3 anos e as aulas são ministradas no Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campos, 79, próximo à estação Paraíso do Metrô), às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45.

Direção:

Dom Eduardo Vieira dos Santos

Equipe:

Pe. Sérgio Bradanini, PIME

Jéssica Gabriela dos Santos

Maria Auxiliadora dos Santos

Mario S. Furukawa

Tomie Ishida

Apresentação

O ITELSÉ oferece um caminho de ‘formação pastoral’ para facilitar a compreensão das várias dimensões e orientações da Teologia no que diz respeito à linguagem, aos métodos e à sua importância na reflexão e na vida prática da Igreja e da sociedade. Com efeito, é notória a insistência da Igreja a respeito da necessidade de alimentar o crescimento da fé como uma das prioridades fundamentais de todo o povo de Deus: “Tal formação seja fundamento e condição” da atuação apostólica de todos os membros do povo de Deus (Vat II, Decreto Apostolicam Actuositatem, n. 29).

Paulo VI na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (1975), n. 73 afirma: “É necessária uma formação para todos os discípulos de Jesus, ressaltando que através do conhecimento proporcionado pela Igreja e principalmente pela Palavra de Deus, estes discípulos terão mais entusiasmo para anunciar o Reino de Jesus Cristo”.

Recentemente o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (2013), n. 121 realça a mesma necessidade: “Certamente todos somos chamados a crescer como evangelizadores. Devemos procurar simultaneamente uma melhor formação, um aprofundamento do nosso amor e um testemunho mais claro do Evangelho” (cf. também os nn. 160; 161; 165; 167; 173; 253; veja também: CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2015-2019) n. 50.

Na Constituição Apostólica Veritatis Gaudium (08/12/17) a respeito da reformulação dos estudos eclesiásticos o Papa Francisco realça a necessidade de que “a teologia deve estar enraizada e fundada na Sagrada Escritura e na Tradição viva, mas por isso mesmo deve simultaneamente acompanhar os processos culturais e sociais em particular as transições difíceis” (n.4).

Há, portanto, motivos suficientes para enfrentar com entusiasmo as oportunidades de uma formação bíblica, teológica e pastoral, hoje indispensável para uma presença cristã mais consciente na sociedade e na Igreja, lembrando que tudo isso exige esforço, perseverança e muita dedicação. O maior fruto que se pode colher ao longo desse itinerário é uma vivência de fé mais autêntica numa comunidade fraterna e solidária. Desta forma o ITELSÉ desempenha sua missão de ser um instrumento modesto, mas eficaz, da difusão do Evangelho, a partir das várias experiências e contextos eclesiais da cidade de São Paulo.

Naturalmente quem entra pela 1ª vez no campo da Teologia encontra problemas de informação, de linguagem, de método, bem como obras e autores de orientações diferentes. Por este motivo, o ITELSÉ, tem como ponto de referência fundamental o caminho suscitado pelo Concílio Vat II e as indicações e instrumentos que ao longo desses anos o Magistério da Igreja apresentou.

O itinerário proposto tem a duração de 3 anos; as aulas são ministradas às segundas feiras das 19h30 às 21h45, de março a junho e de agosto a novembro.