Missão, caminho de santidade!

A A
06/12/2019 - 14:45

Missão, caminho de santidade!

O caminho sinodal da Igreja em São Paulo continua, agora, com a preparação mais próxima para a assembleia sinodal arquidiocesana, em 2020, cuja abertura será em 29 de fevereiro.

Por isso, é importante que tratemos de aspectos fundamentais que deverão nortear todos os trabalhos da assembleia sinodal no decorrer de suas sete sessões.
Devemos levar em conta que não estamos isentos do ativismo pragmático que faz parte da cultura urbana, pelo qual a sociedade é levada a “fazer” e “fazer” para obter resultados imediatos que atendam às expectativas dos “modismos”. Por isso, tenhamos em mente que o sínodo arquidiocesano apresenta como meta a realização de um caminho de comunhão, conversão e renovação missionária da Igreja em São Paulo e que não é apenas um momento eclesial que busca apenas “o fazer”, mas sim encontrar caminhos eficazes para realizar a sua missão evangelizadora na cidade.
Nesse sentido, acolhamos as palavras do Papa Francisco, na sua Exortação Gaudete et Exsultate, 19: “Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade”. Assim, a vida de santidade é a nossa meta. A santidade é a vocação universal de todos os batizados, e todos os batizados são enviados em missão, para viverem em santidade onde estão e para anunciarem o Evangelho de Cristo a todos, para que todos sejam atraídos por Ele e vivam a vida santa em Deus e produzam frutos perenes de justiça e paz, de verdade e liberdade, de misericórdia e caridade, de amor e fraternidade.
A missão eclesial na cidade não se reduz a iniciativas passageiras ou que estão na “moda”. A missão eclesial na cidade é de “evangelizar” em santidade e para a santidade, pois a vontade de Deus é que a cidade, cada vez mais, se assemelhe à “Jerusalém celeste”, na qual o Reino de Deus se faz realizar em todas as suas dimensões.
Quando abordamos o aspecto da conversão pessoal, comunitário-eclesial, da conversão pastoral missionária evangelizadora, em que estamos pensando? 
Assim, nosso primeiro passo, para “sair em missão” na cidade, deve ser o de cuidar bem dos “canais de santificação” dados à Igreja e que devem ser vividos por todos os batizados, sobretudo, nas comunidades paroquiais, que devem formar discípulos de Jesus Cristo e levá-los a viver as Bem-Aventuranças com fidelidade e caridade. 
Por isso, a assembleia arquidiocesana será chamada a pensar profundamente a “vida sacramental” da Igreja em São Paulo nas suas várias dimensões e, assim, deverá ter atenção para o “Diretório dos Sacramentos”, que deverá orientar a todos a fim de que os sacramentos sejam vividos intensamente por todos os fiéis.
O propósito do sínodo arquidiocesano é o de “evangelizar”, não de forma superficial e nem proselitista, mas, sim, de forma a inserir cada pessoa no mistério de Cristo.
Aqui, não vale modismos ou a regra da “oferta e procura”. Temos de encontrar modos eficazes para que a vida sacramental dos católicos em São Paulo seja “sinal da presença de Deus nesta cidade”.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano