‘Serás, diante de todos, a sua testemunha a respeito daquilo que viste e ouviste!’ (At 22,15)

A A
29/01/2020 - 15:00

‘Serás, diante de todos, a sua testemunha a respeito daquilo que viste e ouviste!’ (At 22,15)

Na solenidade da Conversão do Apóstolo São Paulo, a nossa Igreja arquidiocesana contempla o seu patrono e, seguindo o seu exemplo, com fé, esperança e caridade, compromete-se com um vivo ardor missionário para o testemunho do Evangelho nesta cidade imensa e faz ecoar a maravilhosa proclamação “Deus habita esta cidade, somos suas testemunhas!”.

Com o vigoroso exemplo missionário do Apóstolo, iniciamos o terceiro ano do sínodo da Igreja em São Paulo, que terá como grande acontecimento eclesial a celebração da sua assembleia sinodal arquidiocesana, a ser realizada em sete sessões de trabalho ao longo deste ano.

No momento, a Comissão de Coordenação Geral do sínodo, juntamente com a sua Secretaria Executiva, está organizando o que é necessário para a realização da assembleia sinodal arquidiocesana: a notificação dos convocados que participarão da assembleia; o roteiro das sete sessões; a celebração que dará início à assembleia a ser realizada em 29 de fevereiro, às 15 horas, na Catedral da Sé com a participação de todo o povo de Deus de São Paulo; e a preparação, mais intensiva, da realização da 1a sessão da assembleia sinodal, que ocorrerá em 14 de março.

Além disso, a equipe de peritos já preparou a concisão e a reflexão de todos os relatórios elaborados nas etapas sinodais das paróquias, das regiões episcopais e dos vicariatos ambientais, e, agora, a Comissão de redação presidida pelo Relator-geral da assembleia sinodal, Dom Devair Araújo da Fonseca, está elaborando o 1o Relatório geral que apresentará o “estado da questão” à assembleia sinodal na sua 1a sessão com a pergunta central: “A partir do que vimos e ouvimos, o que devemos fazer para realizar na Arquidiocese de São Paulo o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária?”.

A evangelização é a missão essencial da Igreja e isso se constata nos dois maiores textos pontifícios so-bre a missão publicados depois do Concílio Vaticano II: a Exortação Apostólica de São Paulo VI, Evangelii Nuntiandi (1975) e a Encíclica de São João Paulo II, Redemptoris Missio (1990). A acentuação da essencialidade da missão evangelizadora da Igreja no mundo ocorre no atual pontificado na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013).

Nesse sentido, recordamos o objetivo essencial do sínodo arquidiocesano, que é realizar o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária em todos os âmbitos da Igreja em São Paulo. Assim, a questão da “nova evangelização” está no centro das preocupações atuais da nossa Igreja arquidiocesana, e este é o motivo da realização do seu sínodo.

Evangelizar com ardor missionário na cidade de São Paulo requer que perguntemos a nós mesmos: o que devemos fazer para viver intensamente a comunhão que Deus espera da sua Igreja em São Paulo? Quais atitudes de conversão devemos assumir para que a Igreja em São Paulo seja sinal visível de que “Deus habita esta cidade”? Quais os caminhos de renovação que devemos realizar, para que a Igreja em São Paulo seja, toda ela, missionária-evangelizadora?

Que o Espírito Santo nos conduza e ilumine para que sejamos cada vez mais testemunhas de Cristo na cidade de São Paulo.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano