Sonhei com Jesus

A A
29/09/2015 - 10:15

Nunca acreditei muito nos sonhos, embora não tenha estudado nem Freud e nem outros autores famosos sobre as interpretações dos sonhos. Li muitas vezes a Bíblia sagrada e me convenci de que Deus se serve deste meio para comunicar algumas coisas importantes às pessoas. E na verdade, eu sonho muito, aliás, recordo que várias vezes alguém me tem dito em diferentes situações da minha vida nômade pelo mundo: "você é um sonhador e pensa que pode mudar o mundo. Não faça isso. Pare de sonhar. A realidade é esta e basta!" Essas frases para mim são como punhaladas no coração. E me rebelo e não aceito que o mundo, que o ser humano, não podem mudar. Se isso fosse verdade, todo o projeto de Deus iria por água abaixo e todos nós seríamos pobres, peregrinos na terra, sujeitos à escravidão de nós mesmos, incapazes de voar para as alturas anunciadas pelos profetas, pelo Evangelho, por Jesus.

Teresa de Ávila recorda, com uma comparação muito bela, que devemos ter grandes ideais e que, quem não tem grandes ideais é como uma galinha com as asas cortadas. Somos chamados a voar e não a rastejar.

Sonhei com Jesus... Foi um sonho em duas partes: na primeira, eu O vi feliz, falando às multidões, multiplicando os pães e indo por todos os lugares curando a todos cegos, coxos, mudos, doentes. E todos, uma vez curados, cantavam de alegria e choravam, e Jesus era feliz, contente. Depois, vi uma grande planície, que não era deserto.Todos os que tinham sido beneficiados por Jesus estavam reunidos com bastões e armas, furiosos e revoltados contra Jesus. E Jesus sempre sereno e tranquilo os olhava e dizia: "meus irmãos, eu fiz o que pude, vos curei. Mas vocês, uma vez curados, não fizeram o que deveriam ter feito, fazer o bem e ajudar os outros”. Percebi que o mal do mundo está em nós. Nós somos responsáveis pelo mal, pela guerra. É a nossa ganância que nos torna maldosos e furiosos. Queremos sempre mais. E esquecemos quem nos faz o bem.

Jesus me olhou... e vi que eu estava entre os curados e estava furioso. Ele, colocando a sua mão na cabeça, me disse: por que está furioso, homem de pouca fé? Vá e continue a sonhar que é possível mudar o mundo; alguém te escutará. Fale para todos os furiosos e um a um se tornarão mansos. E juntos, começamos a ir pelo mundo fazendo o bem como Jesus nos ensinou... O mundo pode ser mudado se você muda.

Fonte: Edição nº 3070 do Jornal O SÃO PAULO – página 05