Ungidos pelo Espírito, retomemos nossas atividades pastorais

A A
07/02/2019 - 16:45

Ungidos pelo Espírito, retomemos nossas atividades pastorais

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19).

Retomando as atividades pastorais deste novo ano, deparamo-nos com o uma agenda já abarrotada de coisas a serem feitas, seja de âmbito pessoal, comunitário ou eclesial. É assim que concluímos o ano anterior e é assim também que iniciamos o novo ano, atarefados. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos com muitos afazeres. Mudou-se o ano, mas a correria é a mesma, os desafios são idênticos ou, por vezes, maiores que os vivenciados anteriormente. Como homens e mulheres de fé, ungidos pelo Espírito Santo e animados pela palavra de Deus, iniciamos mais um ano pastoral, certos de que Deus caminha conosco e nos fortalece na caminhada.

Este segundo ano de sínodo arquidiocesano, caminho de conversão, comunhão e renovação missionária, na sua etapa regional, deverá ser para todos nós, bispos, padres, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, leigos e leigas, fiéis da Arquidiocese de São Paulo, uma oportunidade de aprofundar ainda mais a vivência do nosso batismo. Como Jesus de Nazaré, fomos ungidos pelo Espírito Santo para anunciar a boa nova aos pobres, enviados para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4, 18-19).

Resumindo, fomos unidos a Cristo na prática do bem. Ser cristão é assumir a mesma missão de Jesus. É abraçar a causa evangelizadora da sua Igreja e, impulsionados pela ação do seu Espírito e da sua Palavra, pôr-se a serviço dos irmãos, em especial dos que mais sofrem. O primeiro ano do sínodo (ano de 2018), na sua etapa paroquial, nos revelará avanços, retrocessos ou oportunidades na ação missionária de nossas paróquias e comunidades. Se estivermos todos abertos à ação do Espírito Santo mediante a escuta da palavra de Jesus e do seu evangelho, assíduos na oração, nos converteremos em seus fiéis discípulos missionários. Promoveremos com alegria uma verdadeira comunhão de vida, de fé e de amor entre nós, que inevitavelmente nos conduzira à renovação de nossas práticas pastorais, como resultado da unção recebida do Espírito que levou Jesus a assumir o projeto de vida e salvação da humanidade, oferecido pelo Pai em sua própria pessoa.

Refeitos pelo merecido descanso ao fim de um ano intenso em atividades pastorais, retomemos “hoje” nossos trabalhos pastorais com a força da unção batismal recebida, para fazer com que se cumpra a palavra de Jesus em nossas vidas e ações.

Dom Eduardo Vieira dos Santos

Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal na Região Sé

(Fonte: Edição 3233 do jornal “O São Paulo”, de 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2019, p.05).