'Vocês me amam?'

A A
20/05/2019 - 13:15

'Vocês me amam?'

O tempo pascal é, para os católicos, um tempo de festa, de acolhida, de alegria sem igual. A alegria deste tempo litúrgico se estende por 50 dias, até a festa de Pentecostes, quando, na Igreja, celebramos a vinda do Espírito Santo. A presença de Jesus ressuscitado no nosso meio enche o nosso coração de alegria, anima-nos e nos encoraja na caminhada e vivência da fé cristã.

No acontecimento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, somos chamados a perceber o quanto fomos amados por Jesus. Ele nasceu, morreu e ressuscitou para nos salvar. As escrituras, sobretudo os evangelhos, revelam-nos a ação de Jesus entre nós: sua vida de oração, de intimidade com o Pai, sua atenção e predileção pelas crianças, pelos pobres, pelos abandonados, pelos doentes e sofredores.

Sabemos da capacidade de amar de Jesus. Amava cada um e a todos de modo que chamava as pessoas para estar com Ele: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Também as chamava para o trabalho: “Lançai a rede e achareis.” É Jesus ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, que continua a atrair todos para Si. É Jesus que continua a convidar: “Vinde comer”. É o mesmo Jesus que, ressuscitado, vive e está junto dos seus amigos, participando das suas lutas e caminhadas. É Jesus mesmo que, por meio dos seus novos apóstolos, continua a nos dizer, como disse a Simão: “Simão, tu me amas?”

Que pergunta aparentemente fácil, mas tão exigente. Sabemos que Jesus nos amou e por nós se entregou: “Tendo amado os seus, amou-os até o fim”. Sabemos que amamos a Jesus, só não sabemos até que ponto somos fiéis ao seu amor. Sabemos que o seu amor por nós é tão grande que, para permanecer conosco, Ele se fez pão, se fez Eucaristia, centro da vida e da fé cristã. Como batizados, homens e mulheres de fé, não podemos viver sem Jesus. Não podemos segui-Lo se não escutamos a sua voz, voz que nos manda lançar as redes para a pesca, voz que nos pede para amá-Lo e que nos envia para cuidar do seu rebanho.

A Ressurreição de Jesus é a nossa alegria, é a nossa passagem de uma vida de pecado para uma vida de virtudes, de santidade, vida nova. Sua vitória sobre a morte é a nossa vitória, seu amor nos salvou. Amar significa dar a vida para salvar, fazendo do outro um vencedor. Dessa forma, vence com Jesus todo aquele que n’Ele crê, que ama de verdade, que se deixa transformar em instrumento do seu amor. Amar Jesus significa segui-Lo, pôr em prática os seus mandamentos, especialmente no serviço à sua Igreja e aos que entre nós sofrem mais.

Faço votos de que este tempo litúrgico continue a nos encher de alegria pascal, transformando-nos em verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo ressuscitado, como Igreja missionária em saída, que busca trilhar um caminho de comunhão, conversão e renovação pastoral na vivência do segundo ano do sínodo arquidiocesano em sua etapa regional.

Dom Eduardo Vieira dos Santos - Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé