A quem interessa o Sínodo sobre a família?

A A
27/10/2015 - 14:45

O mês de outubro é denso de acontecimentos que nos ajudam a viver com mais entusiasmo a nossa fé, que nos ajuda a descobrir a chama da alegria do Evangelho, que arde nos nossos corações. É o mês missionário, onde a Igreja se olha no espelho e faz uma séria reflexão para ver como anda o fogo do entusiasmo missionário no mundo inteiro. Em outubro se celebra a festa de Santa Teresinha, padroeira das missões, mesmo sem nunca ter saído de seu carmelo. Festejamos Francisco de Assis, São João Paulo II e tantos outros santos que estão no coração de cada um de nós.

Não posso deixar de dizer que nós celebramos a festa de Santa Teresa de Ávila e, neste ano, encerramos a celebração dos 500 anos do seu nascimento. Se depois de 500 anos se recorda uma pessoa, é porque ela fez algo de bom, de diferente, de excepcional. Gosto de dizer que Santa Teresa de Ávila "é mestra da oração e da evangelização". Queria fundar carmelos para que, com sua presença, fossem sinais vivos de Deus e isso é evangelizar.

Mas este ano, a Igreja celebra o Sínodo da família. A quem interessa esse Sínodo sobre a família? Só aos casais? Só aos divorciados e de Matrimônio de segundas núpcias, que esperam para ver se a Igreja permite ou não ao casal receber a comunhão? Não. Interessa a todo cristão. Seja qual for a resposta da Igreja sobre ''casos particulares”, no meu coração, tenho certeza que a Igreja vai procurar "curar as feridas e estar perto dos que sofrem" e encontrar respostas pastorais para que todas as pessoas se sintam não rejeitadas, e sim amadas.

O Sínodo da família é um acontecimento de uma importância única neste momento, diante do qual não podemos perder o "trem da história". Devemos procurar compreender que a família não é algo superado e nem com data de validade vencida, e sim uma realidade a ser revitalizada, a ser fermentada com novo fermento do amor e do respeito. A família é o que Deus quer que seja desde o início, um encontro de amor, gerador da vida, de ajuda, de compreensão. Se as máscaras da família não servem, é necessário ir até o centro e a fonte de toda família, a Trindade Santa, família de Deus e modelo de toda família. O Sínodo interessa a cada um de nós. Rezemos para que os participantes, na fidelidade ao Evangelho, na criatividade pastoral, nos mostrem novos caminhos para a santificação da família.

Fonte: Edição nº 3074 do Jornal O SÃO PAULO – páginas 05