Conectados na Palavra

A A
09/09/2015 - 08:45

A leitura orante da Bíblia ou Lectio Divina é um dos métodos mais antigos do cristianismo. Recomendado pelos antigos Padres do Deserto, retomado no Concílio Vaticano II, destacado pelo Documento de Aparecida (2007) e pelo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus (2008). Em tempos de novas tecnologias, um grupo desenvolveu uma nova forma de vivenciar o contato diário com a Sagrada Escritura, são os Lectionautas.

Fazendo referência ao termo “internauta”, o lectionauta é um navegante do amplo e fascinante oceano da Palavra de Deus. Lançado em 2011 pela CNBB em parceria com as Sociedades Bíblicas Unidas, o site foi recentemente reformulado, permitindo um fácil acesso também por celulares e tablets. O site oferece aos jovens itinerários os instrumentos para capacitá-los a serem discípulos e missionários mediante a escuta e o anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina adaptada à sua linguagem.

A Lectio Divina surgiu no século XIII e propõe quatro passos: leitura, oração, meditação e contemplação, que ajudam a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, graças à internet e à criatividade, se popularizou.

Desde o surgimento do projeto Lectionautas, tem surgido muitos grupos nas várias redes sociais, grupos de e-mail, aplicativos de mensagens como o whatsapp ou as populares mensagens de texto SMS, que compartilham a leitura orante diária ou semanal entre os amigos, familiares e na comunidade eclesial.

Saiba mais sobre os Lectionautas acessando o site www.lectionautas.com.br.

Fonte: Edição nº 313 do Jornal Missão Jovem – página 11