Abertas as inscrições para o Retiro do Clero 2020

A A
A inscrição só será possível com a senha enviada por e-mail aos presbíteros da Arquidiocese
Publicado em: 03/12/2019 - 09:00
Créditos: Redação

Aos Padres e Diáconos
 da Arquidiocese de São Paulo 

Saudação a todos!

Faço votos que todos estejam bem e que as assembleias do sínodo nas paróquias estejam ajudando a despertar “novo ardor missionário” em toda a nossa Arquidiocese.

Tendo sido muito positiva a experiência dos retiros do clero em 2019, com o apoio dos Bispos Auxiliares, organizamos os retiros de 2020 nos mesmos moldes: serão propostos 5 retiros “arquidiocesanos” e cada padre, independentemente de Região Episcopal, poderá se inscrever num deles, à sua escolha.

O objetivo é aprofundar a comunhão e a unidade presbiteral e eclesial, em sintonia com o sínodo arquidiocesano, “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” da nossa Igreja em São Paulo. A variedade de datas à escolha também contribuirá para que nenhum padre fique sem fazer o seu retiro ao longo do ano; e não será mais necessário que todos os padres se ausentem, ao mesmo tempo, de uma paróquia ou Região Episcopal.
 
As datas, locais e pregadores de cada retiro já estão definidos. O início dos retiros será sempre às 14h30 do primeiro dia marcado e a conclusão no almoço do último dia marcado. O retiro deve ser participado integralmente, sem atraso na chegada, nem saída antecipada.

1° Retiro: 10/02 a 13/02, em Campos do Jordão, com Dom Luiz Majella Delgado 
2º Retiro: 09/03 a 12/03, em Atibaia, com Dom Rubens Sevilha
3º Retiro: 11/05 a 14/05, em Atibaia, com Dom Alfredo Schaffler
4º Retiro: 13/07 a 16/07, em Campos do Jordão, com Dom José Negri
5º Retiro: 20/07 a 23/07, em Campos do Jordão, com Dom Edmar Peron

O número de vagas de cada retiro é limitado à capacidade da respectiva casa. A inscrição para os retiros deverá ser feita no Portal da Arquidiocese (www.arquisp.ogr.br), onde será disponibilizado um link próprio para isso a partir de 03 de dezembro. As inscrições devem ser feitas até dia 07 de fevereiro de 2020, para que cada padre também possa organizar a sua agenda pessoal de 2020, levando em conta os dias do seu retiro.

Os inscritos deverão pagar a taxa prevista (igual para as duas casas) através de boleto bancário, que cada Região enviará para os respectivos padres inscritos. O recibo da taxa (o próprio boleto pago) poderá ser debitado na respectiva paróquia ou instituição a cujo serviço o padre se encontra.

Os retiros arquidiocesanos também são oferecidos para os padres religiosos provisionados com encargos pastorais na Arquidiocese de São Paulo, conforme previsto em Convênio com a Congregação e nas Diretrizes desta Arquidiocese. 

Os diáconos permanentes são convidados a participar dos retiros, na medida de suas possibilidades. Para eles, em todo caso, está previsto um retiro próprio, ao longo do ano.

Peço a todos os clérigos da nossa Arquidiocese que, como dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do povo, procurem com todo o empenho a santidade de vida (cf cân. 276 §1). E recordo que os sacerdotes e diáconos devem participar do retiro anual, em conformidade com as prescrições do direito particular (cf cân 276 §2,4º).

Deus abençoe, ilumine e conforte a todos! Aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!

Cardeal Odilo Pe.Scherer
Arcebispo de São Paulo