Saiba como será a celebração de exéquias de Dom Paulo

A A
O caixão de Dom Paulo foi fechado às 14h30. Após a saudação litúrgica, Dom Odilo fará um momento de acolhida e serão lidas mensagens, recordando a vida de Dom Paulo
Publicado em: 16/12/2016 - 14:30
Créditos: Redação

O corpo do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, será sepultado na cripta da Catedral da Sé na tarde desta sexta-feira, dia 16, após a celebração de exéquias das 15h, que será presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. Dom Paulo morreu na quarta-feira, 14, aos 95 anos de idade.

O caixão de Dom Paulo foi fechado às 14h30. Após a saudação litúrgica, Dom Odilo fará um momento de acolhida e serão lidas mensagens, recordando a vida de Dom Paulo.

Na parte final da celebração, Dom Odilo fará a leitura do testamento de Dom Paulo e Dom Julio Endi Akamine, vigário-geral da Arquidiocese, fará a leitura da mensagem do Papa Francisco. Segue-se a encomendação final, e passa-se à procissão de sepultamento até a cripta da Catedral.

Detalhes do rito exequial

Padre Helmo Cesar Faccioli, auxiliar do cura da Catedral da Sé, explica detalhes de como será a celebração das exéquias.

“O rito começa com o fechamento do caixão, é o momento em que se tira o anel e a cruz. Lembrando que é o anel que faz recordar a aliança do bispo com o povo. Ele fica com o povo, e a cruz que também é a esperança em Cristo, também fica para o povo. A urna é fechada em silêncio. A mitra permanece, ela pode permanecer na cabeça e pode ser colocada dentro. Normalmente, a gente tira da cabeça se não fecha o caixão, porque ela ultrapassa aquele espaço”, detalhou.

Antes do início da celebração exequial, o caixão é fechado e levado para frente do altar, colocado no chão, como sinal do despojamento sobre tudo a entrega plena da vida a serviço do reino da Igreja. Todo o ritual será presidido por Dom Odilo, em silêncio, não existem súplicas, nem outras leituras.

“Logo em seguida, é colocado evangeliário, lembrando que ele foi o anunciador da mensagem de Jesus. Assim como no dia da sagração será colocado sobre a cabeça dele durante a oração consecratória o evangeliário, que é o sinal da confirmação de que ele é um anunciador da Palavra”, explicou Padre Helmo.

Ainda segundo o sacerdote, há a encomendação do corpo com orações próprias do ritual de exéquias, e o caixão é conduzido à cripta em um túmulo nunca antes usado. “O túmulo será abençoado, se faz a última oração e o tumulo é aspergido. A aspersão recorda o Batismo que tornou Dom Paulo filho de Deus, irmão de Cristo, membro da Igreja. O incenso indica as orações que estão sendo elevadas até Deus, a oração que sobe até Deus”, finalizou.


(Edição: Daniel Gomes/ Apuração: Edcarlos Bispo, com colaboração de Milena Guimarães)