Seminaristas missionários recebem ministérios de leitor e acólito

A A
Na celebração foi conferido o ministério de leitor aos seminaristas Belchior Tobias de Novais, de São Paulo; Elias Honório de Castro, de Brasília (DF); e Jorge Alejandro Hoyos Valencia
Publicado em: 20/03/2017 - 13:15
Créditos: Fernando Geronazzo/ Jornal O SÃO PAULO

No domingo, 19, o Cardeal Odilo Pedro Scherer celebrou missa no Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional Redemptoris Mater “São Paulo Apóstolo”, no Jaraguá, na zona Noroeste de São Paulo.
Na celebração foi conferido o ministério de leitor aos seminaristas Belchior Tobias de Novais, de São Paulo; Elias Honório de Castro, de Brasília (DF); e Jorge Alejandro Hoyos Valencia, da Colômbia. Já os seminaristas Ignacio Torres Julian, da Espanha, e Nicolò Stauble, da Itália, receberam o ministério de acólito. Esses ministérios são uma etapa que antecede a ordenação diaconal dos candidatos ao sacerdócio.


Instituído em 25 de janeiro de 2011, essa casa de formação da Arquidiocese visa preparar presbíteros com índole missionária em vista da nova evangelização. “Atualmente, estamos com 18 seminaristas e um presbítero já ordenado (Padre Túlio Felipe de Paiva)”, explicou o reitor do Seminário, Padre José Francisco Vitta, mais conhecido como Padre Kiko.


Os seminários missionários Redemptoris Mater foram idealizados por São João Paulo II na década de 1990 e estão presentes em vários países sob a orientação do Caminho Neocatecumenal.
Os alunos desse seminário recebem a mesma formação teológica de outras casas de formação diocesanas. Fazem um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes de serem enviados em missão pelo bispo local. Esses sacerdotes também ficam à disposição da Igreja Particular para atuarem em realidades de urgência pastoral.


Na homilia da missa, a partir do Evangelho do 3º Domingo da Quaresma, que narra o encontro de Jesus com a samaritana à beira do poço, Dom Odilo acentuou a importância de os cristãos beberem do poço da Palavra e do Espírito Santo, a fim de serem testemunhas autênticas de Jesus Cristo. Ele sublinhou ainda a beleza e a necessidade de deixar-se impregnar por essa mesma Palavra.