'Ser alegria para todo o povo’

A A
Durante o Carnaval, Renovação Carismática Católica promoveu o 24º “Alegrai-vos”, momento de oração e celebração pelos seus 50 anos
Publicado em: 03/03/2017 - 19:00
Créditos: Nayá Fernandes / Jornal O SÃO PAULO

Meu espírito exulta de alegria”, disse Maria no Canto do Magnificat, narrado por Lucas no primeiro capítulo do Evangelho. A frase bíblica foi escolhida para ser o tema do 24° “Alegrai-vos”, evento promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), que acontece anualmente durante o carnaval.

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, aproximadamente 1.500 pessoas estiveram na sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, localizado no centro da capital paulista, para refletir sobre o tema, rezar e celebrar os 50 anos da RCC.

Maria Helena Soriano, presidente do conselho da RCC na Arquidiocese de São Paulo e uma das coordenadoras do evento, disse ao O SÃO PAULO que este ano, além do “Alegrai-vos”, aconteceu paralelamente o “Alegrai-vos kids”, com uma programação especialmente pensada para as crianças. Maria Helena ressaltou também a presença do coral que nasceu durante o evento do ano passado e se mantém firme no serviço do canto em eventos da Renovação Carismática.


Na programação do “Alegrai-vos”, palestras e partilhas ajudaram a recordar os 50 anos da RCC, que promoverá outros momentos de celebração durante o jubileu. Monica Sanches, do setor de comunicação, lembrou que haverá um evento a nível nacional no Santuário de Aparecida (SP) e em Cachoeira Paulista (SP), onde está a sede da comunidade Canção Nova, que pertence à RCC, e outro internacional, no Vaticano, em Roma.

‘Voltar ao tema da perseverança’

A celebração de encerramento aconteceu na terça-feira, 28 de fevereiro, e foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. Na homilia, Dom Odilo disse aos fiéis que no seguimento de Jesus há alegrias, mas também dificuldades, e que, por isso, é necessário praticar a virtude cristã da perseverança e assim “ser alegria para todo o povo”.

“É sempre importante voltar ao tema da perseverança na fé. E para isso é necessário alimentar-se da Palavra de Deus todos os dias, principalmente aos domingos, quando a Palavra de Deus é explicada pela Igreja, durante a missa”, enfatizou o Arcebispo. Ele recordou também que os católicos devem estar enraizados numa comunidade, pois “é a Igreja que nos ajuda a não perder o caminho”.
O Cardeal disse, ainda, que, para distinguir entre o bem e o mal, os católicos devem frequentemente recordar os Dez Mandamentos da Lei de Deus. “O que é contrário aos mandamentos não agrada a Deus. Diante de uma dúvida, pergunte o que Jesus faria.”
No fim da celebração, Dom Odilo falou sobre a Carta Pastoral “Viva a mãe de Deus e nossa!”, que ele escreveu por ocasião do Ano Mariano Nacional. A carta foi distribuída e o Cardeal orientou que todos realizem a leitura e a difundam.

Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO /Edição 3140 De 2 a 7de março de 2017

Fotos: Luciney Martins

Tags