Sínodo

A A
Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária
17/04/2017 - 13:45

Desde 2017, a Arquidiocese de São Paulo celebra seu primeiro sínodo arquidiocesano, convocado pelo arcebispo metropolitano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, com o tema “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” e o lema “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”.

A (arqui)diocese é a “porção do Povo de Deus” confiada ao Bispo unido com o Papa, para que a pastoreie em cooperação com o presbitério (cf.ChD 11a). Ela torna real, presente, atuante e frutífera a vida e a missão da Igreja, através da evangelização, da celebração dos Sacramentos, da caridade pastoral e do testemunho da fé cristã. Para isso, a diocese pode convocar sínodos através dos quais fortalece sua fé e a consciência eclesial, renova sua ação pastoral e busca ser discípula e missionária fiel de Jesus Cristo.

Dúvidas:

O que é um sínodo?  

É uma assembleia de clérigos, consagrados e leigos, destinada a auxiliar o bispo diocesano na promoção do bem de toda a comunidade diocesana. (cf. cân. 460). É também uma manifestação de comunhão eclesial, de altíssimo significado, para a vida da diocese; é ocasião para uma grande avaliação pastoral, uma tomada de consciência ampla sobre a realidade da diocese, para indicar metas e prioridades da ação evangelizadora e eventuais mudanças necessárias.

Para que?  

O sínodo tem o objetivo de revitalizar e renovar a ação evangelizadora e missionária na diocese, a partir da reflexão e avaliação sobre os diversos aspectos da sua realidade eclesial e pastoral, sobre a realidade religiosa, social e cultural na qual a diocese está inserida. Tudo isso deve ser orientado pela Palavra de Deus e pelo Magistério da Igreja. O sínodo tem a finalidade de suscitar um novo dinamismo na vida diocesana

Por que?  

Como propõe o tema do sínodo, arquidiocesano – “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”–, a Igreja em São Paulo precisa “olhar-se no espelho”, refletir sobre sua presença e sua missão nesta grande Metrópole. É preciso perguntar, se a organização pastoral e administrativa está adequada aos grandes desafios atuais; se a missão da Igreja é bem cumprida; se estamos bem focados nas grandes questões da vida e da missão da Igreja? Se há deficiências ou lacunas na evangelização? Se a organização e atuação pastoral da arquidiocese poderia ser diferente, para corresponder bem à sua missão nas condições próprias da metrópole?

O que vai ser tratado?  

Fiel à doutrina da fé, à moral e à disciplina universal da Igreja, o sínodo arquidiocesano tratará da vida e da missão da Igreja em São Paulo; da realidade religiosa e pastoral das comunidades, organizações eclesiais e pastorais da arquidiocese inteira. Tratará também das diretrizes e métodos da ação evangelizadora, bem como propor uma nova organização pastoral da Arquidiocese.

Quem celebra o sínodo?  

A celebração do sínodo diocesano conta com o envolvimento amplo da inteira comunidade eclesial: bispos, clérigos, fiéis leigos(as) e consagrados(as). Todos são convocados a participar do caminho sinodal, para o maior bem da Igreja em São Paulo. Esse envolvimento vai acontecer em diversos níveis e etapas do caminho sinodal.

Quem preside o sínodo?  

O sínodo é presidido pelo Arcebispo, ou por quem delegado por ele, auxiliado por uma Comissão de Coordenação Geral e pela Secretaria executiva.

Que método será seguido?  

O sínodo será celebrado em diversas etapas. a) Em 2017: oração, motivação, elaboração de subsídios e preparação de animadores sinodais; b) Em 2018, celebração do sínodo nas paróquias e comunidades, envolvendo os fiéis e avaliando a vida e missão da Igreja nas bases; c) Em 2019, celebração do sínodo nas regiões e vicariatos episcopais; d) Em 2022: celebração da assembleia sinodal arquidiocesana, a partir de todas as contribuições vindas das etapas anteriores [Esta etapa aconteceria em 2020, mas deve de ser adiada devido à pandemia de COVID19].

Todo o caminho sinodal será regido por um Regimento, onde estarão previstas as diversas ações, competências e objetivos a alcançar.

“Para a celebração e o bom êxito do sínodo, são indispensáveis o interesse e a motivação de todos. Para o sínodo é necessária a  reflexão teológica sobre a natureza e a missão da Igreja, a oração e a invocação do Espírito Santo deverão acompanhar todas as etapas do sínodo. A vitalidade e a fecundidade da Igreja dependem da ação do Espírito de Cristo e da nossa colaboração sincera e generosa com ele. Convido e convoco toda a arquidiocese de São Paulo a rezar intensamente pelo sínodo arquidiocesano” (Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo).

Leia também 

Oração pelo sínodo arquidiocesano de São Paulo

Divino Espírito Santo,
vós sois a alma da Igreja e renovais a face da terra.
Vinde em nosso auxílio na realização do
primeiro Sínodo Arquidiocesano de São Paulo.
Renovai em nós a fé, a esperança e a caridade;
animai-nos com um vivo ardor missionário
para o testemunho do Evangelho nesta Cidade imensa.
Seguindo o exemplo de Maria, Mãe da Igreja,
do apóstolo São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese,
de São José de Anchieta, Santa Paulina
e Santo Antônio de Santana Galvão,
dos bem-aventurados Padre Mariano e Madre Assunta
e dos santos Padroeiros de nossas Comunidades,
sejamos também nós ardorosos
discípulos-missionários de Jesus Cristo
para que, nele, todos tenham vida em abundância.
Divino Espírito Santo, iluminai-nos. Amém!