Solenidade de Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis no Vale do Anhangabaú

A A
A Arquidiocese de São Paulo reuniu milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida na quarta-feira (12) com missa campal no Vale do Anhangabaú.
Publicado em: 13/10/2016 - 17:30
Créditos: Renata Moraes

A devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, levou milhares de fiéis católicos ao centro de São Paulo, na manhã da quarta-feira (12), para participar da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, promovida pela Arquidiocese de São Paulo.

O evento começou com a concentração dos devotos no Largo Santa Ifigênia, vindos das seis regiões episcopais da Arquidiocese, os fiéis acolheram as sete imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida (réplicas), que estão peregrinando em todas as comunidades, paróquias e colégios, desde o mês de maio, por ocasião da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba Sul.

Também no local foi acolhida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, do Projeto “Tietê Esperança Aparecida”, a imagem também peregrina que chegou via procissão fluvial pelas águas do Rio Tietê, chamando a atenção para o problema da poluição e da necessidade da preservação da natureza e o cuidado com a Casa Comum.

O projeto teve início em 2004, por iniciativa do Padre Palmiro Carlos Paes, atual pároco na Paróquia Santa Cristina, na Região Ipiranga, motivado pela Campanha da Fraternidade daquele ano “Fraternidade e Água – Água fonte de vida”, com o objetivo de expressar a fé em Nossa Senhora e conscientizar a população e as autoridades sobre a importância da despoluição do rio Tietê.

Em procissão pelas ruas do centro de São Paulo, rumo ao Vale do Anhangabaú, leigos, religiosos e religiosas, padres, bispos e o Cardeal Odilo Scherer seguiram pelas ruas do centro de São Paulo. Entoando louvores à Virgem Aparecida e rezando o terço, os devotos deram testemunho público de sua fé.

No Vale do Anhangabaú aconteceu a missa campal presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, concelebrada pelos bispos auxiliares e também contou com a presença do clero arquidiocesano.

Nossa Senhora Aparecida, mãe dos pequenos e aflitos

No início da celebração Dom Odilo recordou a presença de Maria na vida dos católicos. “Nossa Senhora Aparecida desde que foi encontrada nas águas do rio Paraíba, se manifestou como a mãe dos humildes, dos pequenos e aflitos".

Em sua homília o arcebispo falou sobre a devoção do povo brasileiro à Virgem Negra Aparecida. “Respeitemos a época dos escravos Deus uni-los justamente daqueles que recorrem a ela como nós dissemos: ‘Salve Rainha, mãe de misericórdia, ore por nós. Maria mãe de Jesus, Maria nossa mãe, mãe de misericórdia volta para nós o teu olhar misericordioso, olha para nossas fragilidades, olhe para nossa miséria, para nossas necessidades”.

Dom Odilo também rezou pelas crianças, pela comemoração de seu dia, e rezou também pelas e pelas famílias. “ Que Nossa Senhora Aparecida esteja também presente em todos os lares, e seja recordada como aquela que é Mãe de todos e a Mãe nossa, que está presente em nossas vidas”.

Ano Nacional Mariano

Esta celebração também marcou a abertura do Ano Jubilar Mariano em todo o Brasil.  O Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. O Ano Mariano, decretado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) começa neste dia 12 de outubro e vai até 11 de outubro de 2017 para celebrar, fazer memória e agradecer. 

Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese para a Região Lapa e Vigário Geral leu a carta da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobre a abertura do Ano Mariano.  LEIA AQUI A MENSAGEM.

Ao final da missa Dom Odilo abençoou as réplicas das imagens peregrinas e fez o envio destas às regiões episcopais e ao Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, para dar continuidade as visitas em toda a cidade.