Papa Francisco autoriza beatificação de Padre João Schiavo

A A
Solenidade deve ocorrer em outubro de 2017, em Caxias do Sul
Publicado em: 12/12/2016 - 13:45
Créditos: ZH Notícias


O Papa Francisco autorizou, na quinta-feira, a beatificação de Padre João Schiavo, italiano que viveu na Serra de 1931 a 1967 e realizou inúmeras obras relacionadas à educação, obras sociais e formação religiosa. Em audiência com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, o Papa liberou a Congregação a promulgar o Decreto de Reconhecimento do Milagre de cura do caxiense Juvelino Carra. A data da solenidade não foi confirmada, mas a expectativa é de que ocorra em outubro no ano que vem, em Caxias do Sul. O processo de beatificação do padre Schiavo tramita desde 2003 no Vaticano.

A beatificação do religioso era aguardada, principalmente, por moradores de Fazenda Souza. A localidade mantém um memorial que o homenageia, onde estão depositados seus restos mortais.

Milagre teria ocorrido em 1997

A intercessão de padre Schiavo em um caso de cura ocorreu em 1997, em Caxias do Sul. Em outubro daquele ano, Juvelino Carra foi encaminhado para uma cirurgia de emergência, com aguda dor intestinal. Ao chegar no hospital, o médico Ademir Cadore constatou que se tratava de uma trombose que envolveu todo o intestino delgado, quadro aparentemente irreversível. Decidiu-se por desistir da cirurgia, fechar o abdômen e encaminhar o paciente à UTI, para que tivesse acompanhamento até a morte iminente. 

Ao receber a notícia de que nada poderia ser feito, a esposa de Juvelino, Lourdes, agarrou com força um santinho de João Schiavo e orou para que o padre intercedesse pela saúde do marido. Aos poucos, Juvelino Carra passou a dar sinais de melhora na UTI, sob olhares incrédulos. Em sete dias, teve alta do hospital, sem apresentar qualquer sequela do problema no intestino.

Mais de uma década depois, a família Carra e a equipe médica forma entrevistadas por um grupo de sete autoridades em Medicina do Vaticano, que constatou a veracidade das informações, atestou a saúde de Juvelino e assim deu continuidade ao rito de beatificação.

Quem é Padre João Schiavo

_ João Schiavo nasceu em 8 de julho de 1903, em Vicenza, Itália. Era filho de Luiz e Rosa e tinha oito irmãos.

_ Em 1917, entrou na Congregação de São José.

_ Fez noviciado em Volvera e, em 1919, começou a estudar filosofia e teologia. Em 10 de julho de 1927, foi ordenado padre.

_ Chegou ao Brasil em 5 de setembro de 1931 e foi a Jaguarão. Em 25 de novembro, transferiu-se para Ana Rech e começou a trabalhar no Colégio Murialdo.

_ Em 1935, ele se mudou para Galópolis, onde dirigiu uma escola e uma paróquia.

_ Em 1937, assumiu a direção do Colégio Murialdo e a coordenação dos padres josefinos, em Ana Rech.

_ A partir de 1956, Schiavo passou a morar no Seminário Josefino de Fazenda Souza e se dedicar à formação das Irmãs Murialdinas de São José.

_ Em 20 de novembro de 1966, foi internado com complicações no fígado causadas por uma hepatite.

_ Morreu às 9h30min de 27 de janeiro de 1967, aos 63 anos.