Jesus começou a caminhar com eles

A A
11/04/2020 - 22:30
No dia da ressurreição de Jesus, dois discípulos voltavam para a aldeia de Emaús tristes e decepcionados. Haviam posto muitas esperanças em Jesus, como tantas outras pessoas. Haviam largado tudo para seguir esse Galileu, que os havia fascinado e enchido de esperanças, mas tudo se acabara. Os dois eram a imagem da frustração e do desânimo e já haviam tomado a decisão de retomar a vida que tinham abandonado para seguir Jesus.
 
Mas aí acontece a surpresa: Jesus começa a caminhar com eles, sem se dar a conhecer, e os vai tirando do abismo do desencanto e desânimo no qual se encontravam. Caminhando com eles, aquece-lhes novamente o coração, enquanto lhes explica as Escrituras. E eles acolhem o sinal de Deus em suas vidas, abrem o coração e, por fim, também, as portas de sua casa para dividir com o “desconhecido” o teto e a mesa. E aí acontece a revelação de Jesus, quando Jesus toma o pão e reparte com eles. Abrem-se os olhos deles e os dois exclamam: É Jesus! E no mesmo instante, refazem o caminho para Jerusalém, para contar aos outros o que havia acontecido no caminho e como haviam reconhecido Jesus ao partir do pão.
 
Esse extraordinário relato pascal contém uma infinidade de mensagens para nós. No caminho da vida, temos decepções e desânimos. Se queremos resolver tudo sozinhos, damos passos para trás e mergulhamos sempre mais fundo no desânimo. Se acolhemos a companhia de Jesus conosco, as coisas mudam muito. Ele quer ser nosso companheiro no caminho da vida e dar-nos amparo e coragem.
 
Nossos próprios pensamentos e raciocínios não conseguem desvendar sozinhos o mistério da existência. Os dois discípulos fazem um “itinerário catequético” de conversão e acolhida da Palavra de Deus, que os leva novamente à fé e à caridade e à da Eucaristia. Liturgia da Palavra e Liturgia eucarística e retomada da missão: Jesus revela-se nos diversos momentos do itinerário da fé.
 
Os dois, de fato, completaram o itinerário, tornando-se testemunhas e missionários incansáveis. Depois que Jesus se revelou a eles na fração do pão, eles voltaram correndo para Jerusalém e anunciaram aos outros a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, que viveram. São os discípulos missionários que anunciaram o Evangelho e testemunharam a ressurreição de Jesus. Também nós somos chamados a fazer o mesmo!
 
São Paulo, 12 04 2020
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo