Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade

A A
03/07/2014 - 00:00

Após ouvir o Conselho de Presbíteros e os Bispos Auxiliares, e tendo tomado o conselho de mais outras pessoas, no dia 27 de junho passado, solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, erigi na Arquidiocese de São Paulo o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. Ao lado dos seis vicariatos territoriais, ou Regiões Episcopais, este torna-se o 3º vicariato ambiental na Arquidiocese, junto com o Vicariato para o Povo da Rua e o da Pastoral da Comunicação.

Com esse novo Organismo Pastoral, temos o propósito de aproximar mais, em São Paulo, a ação evangelizadora da Igreja nos ambientes da educação e do ensino superior, onde se encontram as crianças, adolescentes e jovens, além de numerosos profissionais de educação e ensino. Trata-se de responder a dois apelos da Igreja, que nos são feitos há algum tempo e, de maneira incisiva, pelo papa Francisco: ir ao encontro dos jovens e ser uma “Igreja em saída”, com nova disposição missionária.

Os âmbitos da educação e da universidade são especialmente importantes para a missão da Igreja, pois é neles que se prepara o futuro da sociedade; e a “alegria do Evangelho”, o sal, o fermento e a luz do Reino de Deus não poderiam faltar na formação daqueles que assumirão os destinos da comunidade humana.

Outro fato relevante, que levou à criação o novo Vicariato, é que na Arquidiocese de São Paulo há uma enorme concentração de instituições de educação e de ensino superior, estatais ou privadas, ligadas à Igreja ou não, com uma população estudantil que ultrapassa bem um milhão de pessoas! Nada indiferente para a missão da Igreja!

Reconhecemos que a maior parte dessas pessoas não é envolvida nem está em contato com as “normais” estruturas pastorais da Igreja, como as paróquias e as diversas organizações eclesiais. Mediante o Vicariato para a Educação e a Universidade, esperamos ter uma possibilidade a mais para ir ao encontro dessa população e para estar em contato com ela, convidando-a para o encontro com Deus, por Jesus Cristo e a experiência da fé cristã e da vida eclesial.

É missão primária da Igreja, anunciar o Evangelho a toda criatura e em todos os ambientes. Nos âmbitos da educação e da universidade, os cristãos leigos, de maneira especial, têm um campo imenso para lançar as sementes do Evangelho e para contribuir nos processos sociais e culturais; as luzes do Evangelho e a sabedoria, que brota da experiência educadora secular da Igreja, podem beneficiar muito a educação. No desempenho dessa missão, os leigos precisam ser formados e estimulados de maneira adequada.

O Vicariato para a Educação e a Universidade tem competências pastorais próprias e passa a ser coordenado por um vigário episcopal. Já nomeamos e provisionamos neste encargo o novo bispo auxiliar, dom Carlos Lema Garcia, que desempenhará suas atribuições nos âmbitos do Vicariato em sintonia com a Pastoral de conjunto da Arquidiocese de São Paulo. Cabe ao Vigário Episcopal fazer o planejamento de ações voltadas a alcançar os objetivos do Vicariato, propondo iniciativas de abrangência arquidiocesana, regional e paroquial.

O novo Vicariato foi posto sob a proteção de Deus, o patrocínio do apóstolo São Paulo, patrono da Arquidiocese, e a especial intercessão de São José de Anchieta, educador e apóstolo do Brasil.

Artigo publicado no Jornal O SÃO PAULO, Edição 3009 - 3 a 9 de julho de 2014