Comunicação e Liturgia é tema de encontro nacional da PASCOM

A A
Comunicadores de todo o Brasil se reuniram em Aparecida (SP) para o 5º Encontro Nacional da PASCOM.
Publicado em: 18/07/2016 - 18:15
Créditos: Padre Luiz Cláudio Braga e Renata Moraes

Aconteceu entre os dias 14 e 17 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, o 5º Encontro Nacional da PASCOM promovido pela Comissão de Pastoral da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em associação com a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.

O evento reuniu aproximadamente 800 agentes de comunicação da Pastoral da Comunicação de todo o país. Na abertura do evento, Dom Darci José Nicioli, CSSR – Arcebispo de Diamantina e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, saudou os participantes.

“A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir a paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. Isto é obra da força do Espírito Santo", afirmou o bispo.

Irmã Élide Fogolari, irmã Paulina, foi homenageada por todo o trabalho desenvolvido pela implantação e organização da Pastoral da Comunicação.

Nas quatro conferências principais e nos seis seminários oferecidos, estiveram presentes grandes nomes da Comunicação e da Liturgia na Igreja do Brasil. Na parte da manhã os comunicadores participavam das conferências e a tarde dos seminários, cujo temas foram: ‘Celebração litúrgica na mídia’; ‘Dinamismo da comunicação na liturgia’; ‘Comunicação e espaço sagrado’; ‘Comunicação corporal e liturgia’; ‘Dicas para a PASCOM paroquial’ e ‘Como viabilizar projetos da PASCOM’.

Com o tema “ Comunicação e Celebração Litúrgica”, Frei Ariovaldo da Silva, OFM, Doutor em Teologia abriu a primeira conferência na noite da quinta-feira (14). “A Comunicação Litúrgica vem sendo confundida com o simples uso e a pura técnica de comunicação na liturgia, proporcionando assim, um acumulo de barulhos, discursos e movimentos e que pouco expressa o sacramento Pascal litúrgico”, alertou o religioso.

Na manhã da sexta-feira (15), da Arquidiocese de São Paulo, Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral Sé, Professor de Comunicação e Liturgia, falou sobre o tema “Comunicação e Anúncio da Palavra”. E destacou em sua palestra: “ A homilia visa atingir não só a consciência e a razão, mas sobretudo o coração, para suscitar a conversão”.

Em entrevista ao Portal ArquiSP o sacerdote elogiou a escolha do tema do encontro. “Já estava na hora de encontrarmos um tempo para conversar com a nossa relação de comunicadores da fé e nosso papel na liturgia. Tanta coisa mudou para nós e precisamos de um tempo para refletir e amadurecer essa relação. Foi muito bom ver tanta gente do Brasil inteiro disposta a tentar compreender a natureza da liturgia e o verdadeiro significado da comunicação na liturgia”, destacou.

Padre Thiago Faccini, Mestre em Liturgia falou sobre” Comunicação e Linguagem Visual’. Se formos um pouquinho de liturgistas, seremos excelentes comunicadores”, destacou o sacerdote. Em entrevista expressou: “O encontro com sua temática foi uma ótima oportunidade para que todos compreendessem que liturgia é, em sua essência, comunicação.E a última conferência tratou do tema “As Novas Tecnologias e a Liturgia”, com Moisés Sbordelotto, Jornalista e Doutor em Comunicação.  Moises refletiu sobre a internet e sua evolução nas relações sociais. “ Na cultura digital surgem novas formas de relação social, que são frutos de mudanças históricas, mas que não poderiam se desenvolver se não fosse a internet”, ao falar da citação de Manuel Castells, sociólogo espanhol.

Dentro do objetivo do encontro, a organização promoveu a integração dos agentes de Pastoral da Comunicação de todo o Brasil, fazendo os mesmos partilharem alegrias e dificuldades, sucessos e derrotas no compromisso de ser na Igreja. A comissão organizadora já anunciou o próximo evento nacional de Pastoral da Comunicação: 10º MUTICOM (Mutirão de Comunicação) que acontecerá em Joinville (SC) entre os dias 16 e 20 de agosto de 2017, com o tema: ‘Educar para a Comunicação’.

Depoimentos dos Comunicadores

“O encontro foi bem articulado e as conferências fizeram seu papel atingido o público de maneira direta. Todos saímos muito ricos em conhecimento e animados para a nossa missão. Agora é importante passar adiante toda a riqueza que adquirimos nestes dias!". Padre Francisco Aderlane, Assessor Eclesiástico da PASCOM na Arquidiocese de Fortaleza.

“Foi um encontro maravilhoso! Ele nos mostrou que cada vez mais devemos anunciar a Palavra de Deus e o quanto a liturgia é importante neste sentido! Sem contar que fortalece a comunhão entre os agentes de Pastoral quando se faz a troca de experiências e nos prepara para a cobertura do grande evento da JMJ 2016.” Comentou Karoline Cardoso Toneloti, 22 anos, da cidade de Guarulhos do Regional Sul 1.

“Foi maravilhosa a troca de informações. Sinto que nós da Arquidiocese de SP precisamos trabalhar muito mais e com muita persistência... estamos aquém dos nossos objetivos! ”, destacou Júlia Cleto da PASCOM Lapa.

“O encontro foi muito bom, um momento em que conseguimos olhar horizontes diferentes no trabalho pastoral, inúmeras realidades pastorais, perspectivas de melhorias no trabalho com comunicação, principalmente com visão de projetos a longo médio e curto prazo. Temos um grande potencial de trabalho desde que seja feito com projeto estruturado”, expressou Jorge Vicente Barros da PASCOM Brasilândia.

“O encontro propiciou a reflexão do tema mergulhando a todos no universo da comunicação e no quanto ela pode propiciar o encontro com Jesus Cristo na Palavra e na Eucaristia. Saúdo e cumprimento a todos do nosso regional (quase metade dos participantes) pela presença e engajamento." comentou Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo referencial do Regional Sul 1 da CNBB.

“Foi a primeira vez que participei, pois estou recente na função de assessor eclesiástico, mas afirmo que foi muito bom estar presente nestes dias de reflexão, servindo e aprendendo com todos!” afirmou Pe. Luiz Claudio A. Braga assessor eclesiástico da PASCOM na Arquidiocese de São Paulo.