Enviados para servir: Admissão de Novos Cerimoniários e Renovação dos Compromissos

A A
Paróquia Bom Jesus dos Passos realizou no domingo (24) o envio de novos cerimoniários e renovação do compromisso dos já atuantes.
Publicado em: 03/08/2016 - 18:15
Créditos: Flavio Rogério Lopes

Por Flavio Rogério Lopes

Às vésperas do inícios dos festejos do Padroeiro, no domingo, (24), na Paróquia Bom Jesus dos Passos, Setor pastoral Freguesia do Ó, ocorreu a admissão de novos cerimoniários e renovação do compromisso de todos membros da Pastoral, com benção das novas vestes.

Ao todo 14 cerimoniários, participaram da celebração presidida pelo Padre Roberto Carlos Moura, pároco. Seis cerimoniários foram admitidos e 8 renovaram seu compromisso, o grupo era misto formado por jovens e adultos.

Como por exemplo, Carlos Rui, 45, que em entrevista à Pascom Brasilândia falou sobre o novo desafio pastoral.  "Fiquei muito lisonjeado pelo convite do grupo de Cerimoniários, ajudar a servir a Liturgia e o altar, é um privilégio e uma responsabilidade muito grande. Com humildade, dedicação e descrição, espero contribuir para o bom andamento das nossas celebrações e no crescimento da fé da nossa Comunidade."

Todos receberam as novas vestes, que foram adquiridas com ajuda da comunidade.

Após a proclamação do Evangelho, iniciaram-se os ritos de instituição e renovação do compromisso, com o juramento de fidelidade de cerimoniários e padrinhos, a aspersão das túnicas e a vestição dos jovens por seus padrinhos.

O cerimoniário é um ofício da Liturgia que exerce o papel de preparo e coordenação da Liturgia, prepara as cerimônias, assiste ao celebrante nas funções e organiza todo o Rito, garantindo seu decoro e ordem.

(Crédito das fotos: Paróquia Bom Jesus dos Passos)