Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão: chamados a servir

A A
Semana de formação para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão para servir nas diversas paróquias e comunidades da Região Brasilândia
Publicado em: 15/06/2016 - 16:15
Créditos: Texto: Padre Cilto Rosembach/ Flavio Rogério Lopes- Fotos: Tania Mandri

Com o objetivo de formar Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão para servir nas diversas paróquias e comunidades da Região Brasilândia, foi elaborado um plano comum para todos os setores e em cada um já há uma escola de ministérios.


No Setor Freguesia do Ó, que compreende sete paróquias, 315 inscritos estão sendo preparados e essa já é a segunda etapa de formação. Na primeira, houve estudos sobre a constituição do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento, bem como  sobre a história da Igreja.

Na segunda etapa, que ocorreu entre os dias 6 e 10, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, foram estudados: Os ministérios na vida da Igreja; os ministérios na comunidade paroquial; Teologia e espiritualidade da celebração eucarística, estrutura e funcionamento da celebração. Na próxima etapa, assuntos práticos da função desse ministério serão tratados e após laboratórios de vivência no serviço, um retiro espiritual concluirá a formação.

Com esse processo, os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão serão provisionados conforme as normas da Igreja e da orientação regional. O assessor para os ministros, Padre Roberto Carlos Moura, afirmou que a formação é permanente e que outros encontros regionais contribuirão para o bom desempenho dos novos ministros.


Também no Setor Pastoral Perus, aconteceu na Paróquia São José, entre os dias 7 e 10, a formação setorial dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, com a participação de aproximadamente 200 pessoas.
Padre Eduardo Bina, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, assessorou o primeiro e o último dia da formação. Ele destacou a importância do ministério na Igreja e a dimensão do serviço a Deus na comunidade. Sobre a oração eucarística, expressou que “o sentido dessa oração é que toda a assembleia dos fiéis se una a Cristo na proclamação das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício”.


Palestrante no segundo dia, Padre Carlos André da Silva Câmara, RCJ, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, comentou que “os sacramentos são gestos e expressões de fé, de união, da graça e da bênção de Deus, que nos levam a nos comprometermos cada vez mais com nossos irmãos”.
Outro assessor do encontro foi o teólogo Emerson Sbardelotti, que refletiu sobre o trecho bíblico “É a misericórdia que eu quero não o sacrifício” (Mt 9,13), com menções às exortações apostólicas Evangelii Gaudium e Amoris laetitia, do Papa Francisco.