10º EJC: Jesus eu confio em vós

A A
No Ano Santo da Misericórdia, jovens participam da 10º edição do EJC na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba.
Publicado em: 06/07/2016 - 18:30
Créditos: Texto: Flavio Rogério Lopes / Foto: Letícia Macedo

No último final de semana, nos dias 2 e 3 de julho, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, Setor Pastoral Freguesia do Ó, aconteceu a 10º edição do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).                                                            

Com o tema: ‘Jesus eu confio em Vós’, fazendo menção ao ícone de Jesus Misericordioso, descrito por Santa Faustina (1905-1938), o encontro reuniu 92 jovens encontristas, que puderam experimentar do amor e da misericórdia de Deus, por meio das palestras pregações e momentos de louvor e oração.

Ao todo 350 pessoas estiveram envolvidas na organização e voluntariado do evento.

Débora Natucci, 15 anos, em entrevista à Pascom Brasilândia, expressou sua emoção em ter participado. “Foi uma experiência única, nos dois dias que estive lá, senti o Espírito Santo a todo momento, principalmente nas pessoas abençoadas que trabalharam cada segundo e até antes disso para preparar o encontro”.

O mesmo sentimento de gratidão envolve os voluntários do EJC, que um dia também já foram encontristas.  “Trabalhar no EJC é exercer a gratidão. Demostrando o quão grato você é pelos os que trabalharam por você. Ter a consciência de que você colaborou para que outras pessoas sentissem tudo o que você sentiu ao finalizar o encontro, é gratificante”. Destacou Jamilly Sant’Ana, 16 anos, que participou como encontrista no 9º EJC, e foi voluntária na 10º edição.

No encerramento do encontro, no domingo (3), houve uma missa presidida pelo Padre Airton Pereira Bueno, pároco da Santa Cruz. Familiares e amigos dos encontristas e dos voluntários também participaram da celebração, que foi marcada pela emoção, sobretudo no momento da invocação do Espírito Santo.

O que é o EJC?

O EJC, sigla para Encontro de Jovens com Cristo, é um movimento cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro "Encontro de Casais com Cristo" pelo Padre Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos (variando nos diversos encontros, circulando entre 14 e 35 anos), assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral.

É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igrejas cristãs no Brasil. Aqueles que já participaram do EJC são chamados "encontreiros", e os que estão participando pela primeira vez são chamados de "encontristas". A Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, da Região Brasilândia, em 2016 completou 10 anos de evangelização e missão por meio do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).