A liturgia deve ser vivida em todas as dimensões da comunidade de fé

A A
Entre os dias 4 e 7, a atividade aconteceu nas paróquias Santos Apóstolos, Santo Antonio, São Luiz Gonzaga e São José de Perus
Publicado em: 20/07/2016 - 16:45
Créditos: Texto: Padre Cilto José Rosembach / Foto: Tânia Mandri

Todos os anos, é realizada a semana de formação litúrgica na Região Brasilândia. Entre os dias 4 e 7, a atividade aconteceu nas paróquias Santos Apóstolos, Santo Antonio, São Luiz Gonzaga e São José de Perus, simultaneamente, com um assessor a cada dia. A pedagogia da fé no ano litúrgico foi retratada pelo Padre Auri Ferreira. Na formação em Perus, ele comentou que a ação do Espírito Santo, acrescida dos elementos da fé, ajuda os envolvidos na liturgia a alcançarem o desempenho pedagógico-educativo que a própria liturgia provê. Padre Marcio Leitão assessorou a segunda noite de formação sobre os ministérios na liturgia. Para ele, todos os cristãos são servidores de Jesus na celebração, e a liturgia é a ação de Cristo e da Igreja. Além disso, a ação participativa da Igreja se dá pela mediação dos diversos ministérios, por isso se espera uma plena, consciente e ativa participação na celebração.

 

O tema “música na liturgia” foi apresentado pelo professor José Sérgio Dias no terceiro dia de formação. Ele explicou que no âmbito religioso, a música desempenha um papel importante, desde as simples canções com alguma mensagem religiosa até a música que é utilizada como rito. Segundo ele, na liturgia cristã, a música ritual expressa a fé herdada do povo da primeira Aliança (Israel) e que teve seu ponto culminante no ministério pascal de Jesus Cristo. Padre Joel Neri, do clero da Diocese de Santo André, afirmou, no último dia de formação em Perus, que a espiritualidade litúrgica é a forma como as pessoas deixam o Espírito Santo conduzi-las, “celebrando o que vivemos e como vivemos o que celebramos”. Nesse sentido, conforme consta na constituição conciliar Sacrosanctum Concilium (SC), “a liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força”. (SC 10).