Com São Judas Tadeu somos testemunhas da misericórdia

A A
Entre os dias 19 e 28 de outubro, a Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, no Setor Nova Esperança realiza a festa em honra ao seu padroeiro.
Publicado em: 13/10/2016 - 12:00
Créditos: Padre Jaime Izidoro de Sena

"Neste Ano Santo, poderemos fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais, que muitas vezes o mundo contemporâneo cria de forma dramática. Neste Jubileu, a Igreja é chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com a solidariedade e a atenção devidas.”  (Papa Francisco: Bula Misericordiae Vultus)

Estamos chegando ao mês de outubro, mês das missões, mas também mês de celebramos a novena de nosso querido padroeiro São Judas Tadeu, momento forte de comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs na comunidade.

Vivenciando o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco, somos motivados pela Palavra de Deus a sermos “misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36). A Igreja é chamada, em tempos de grandes mudanças, a oferecer  mais intensamente os sinais da presença e da proximidade de Deus por meio das obras de misericórdia corporais e espirituais. Assim, nossa comunidade adere a proposta deste ano santo na Festa do padroeiro 2016 sob o tema: “Com São Judas Tadeu, somos testemunhas da misericórdia!”

Com esta motivação, o louvor ao padroeiro quer ser um momento de oração num reconhecimento das maravilhas que Deus realiza em testemunhas admiráveis que sirvam à nossa imitação e intercessão. Com missas, orações apropriadas, celebrações, procissões, etc... A comunidade na dimensão espiritual-religiosa vive a festa. A reunião da comunidade, dos amigos e familiares, celebra a oportunidade do encontro e realiza a dimensão lúdica do existir. O encontro do Povo de Deus é uma oportunidade ímpar na vida de uma comunidade.

O recurso financeiro que se arrecada com a caridade de cada doação monetária, na oferta de uma prenda, na partilha de um alimento, no patrocínio da festa, somados, faz erguer a igreja, suprir os gastos diários, amparar os necessitados e sustentar a vida da comunidade. São graças à festa, à sua colaboração, ao seu dízimo, à sua oferta, à sua prece, à sua participação que muita coisa bonita acontece.

Assim, durante nove dias, iremos reavivar em nós o exemplo de nosso padroeiro que, nos inspira a sermos testemunhas da misericórdia; vigilantes na fé, enfrentando os conflitos, propagando a paz, buscando constantemente a conversão, vivendo com humildade, socorrendo os necessitados, construindo o Reino de Deus, entrando pela porta estreita, sendo fiéis ao projeto divino  e saindo em missão, como apóstolos de Jesus Cristo.

Desta forma, queremos continuar assumindo nossos compromissos com Deus e com a Igreja, seguindo os ensinamentos de Jesus que nos convida a sermos seus colaboradores na construção do reino de Deus por meio do serviço, para que o mundo seja mais justo, mais fraterno e solidário.

Portanto, rezemos para que este momento intenso em nossa comunidade renove em nós o compromisso de sermos testemunhas da misericórdia em nossa sociedade.