Dom Devair: ‘Eu busco responder à vontade de Deus’

A A
Na quarta-feira, dia 1º de Fevereiro, Dom Devair comemorou 49 anos de vida e o 2º ano de Ordenação Episcopal
Publicado em: 08/02/2017 - 18:45
Créditos: Flavio Rogério Lopes / Fotos: Gerson Morera

O bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Brasilândia, Dom Devair Araújo da Fonseca, celebrou ação de graças pelo seu 49º aniversário natalício e 2º aniversário de ordenação episcopal, na quarta-feira, 1º. A missa celebrada na Paróquia São Luis Gonzaga, em Pirituba, foi concelebrada por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo eleito de Sorocaba (SP) e vários outros padres, contando com a participação de inúmeros fiéis.

Na homilia, Dom Devair destacou a importância da manifestação de Deus por meio da família, realidade na qual o próprio Jesus quis viver. “Não era suficiente para Deus ser criador, Deus ainda quis ser igual a nós, para que nós conhecêssemos de fato e verdadeiramente o que é o amor. Se nós fazemos a experiência do amor, tudo se torna menos importante, porque nós conhecemos a fonte da graça que habita em nós, que é o amor de Deus”, disse.
Ao recordar seu ministério, o Bispo afirmou: “Eu tenho sido muito feliz nas coisas que Deus me deu, com meus pecados que são muitos, com as minhas qualidades que são poucas; com a minha maneira de ser, que às vezes mais atrapalha que ajuda. Eu busco responder à vontade de Deus, e penso que cada um de nós precisa fazer o mesmo”.

Ao final da celebração, a mãe de Dom Devair, Ivanilde Eugênia da Conceição, entregou ao filho a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. O Bispo também recebeu homenagens de lideranças pastorais e do clero.

Nascido em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968, Dom Devair foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1998 na mesma cidade. Nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, teve sua ordenação episcopal em 1º de fevereiro de 2015 em sua cidade natal, em celebração presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Novos padres e diáconos

A celebração também foi ocasião para Dom Devair apresentar os padres e diáconos transitórios ordenados em dezembro que irão atuar na Região Brasilândia. São eles: os Padres Bruno Muta Vivas,  Orisvaldo da Silva Carvalho e Rafael Alves Pereira Vicente; e os diáconos Ernandes Alves da Silva Júnior e Rodrigo Felipe da Silva.