É tempo de estimular o cuidado com os biomas brasileiros

A A
Formação reflete tema da Campanha da Fraternidade 2017 que esse ano leva como lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15)
Publicado em: 14/03/2017 - 15:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


Com a participação de mais de cem pessoas atuantes nos setores pastorais Lapa e Leopoldina, aconteceu no sábado, 4, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, um encontro de formação permanente sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida”.

A atividade, coordenada por Rosa dos Santos Ramicelli, foi assessorada pelo professor André Luiz Milani. Ele apontou que o objetivo geral da CF 2017 é suscitar no povo o cuidado com a criação, com atenção especial aos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do  Evangelho.

André explicou que um bioma é um conjunto de vida animal e vegetal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que marca uma determinada região. O Brasil é formado de muitas regiões, o que resulta em uma diversidade biológica própria. Há seis biomas brasileiros principais: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa.

Após a exposição do professor André, os participantes, em grupo, refletiram sobre a temática da CF 2017.

Ao fim do encontro, o professor enfatizou que cada região do Brasil tem a sua natureza marcada por características próprias, e que o cristão, com a sua oração e vida ativa, quer se comprometer mais no cuidado de  tudo o que foi criado por Deus.