Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova

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Congregação para a Educação Católica
Publicado em: 20/11/2015 - 12:30
Créditos: Redação

Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova

 

Vídeo: https://youtu.be/U7vvd55UDj4

 

Escola católica na Faixa de Gaza - AFP

 
 
 

Cidade do Vaticano (RV) - “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova” é o título do Congresso organizado pela Congregação para a Educação Católica para comemorar os 50 anos da Declaração Gravissimum educationis, do Concílio Vaticano II. O evento, esta acontecendo em Roma, começou dia 18 e vai até 21 de novembro, o evento também recorda os 25 anos da Ex corde ecclesiae, a Constituição Apostólica sobre as universidades católicas.

 

De acordo com o Prefeito da Congregação, Card. Giuseppe Versaldi, o Congresso Mundial é fruto da consciência de que a educação permanece de extrema importância na vida do homem, com repercussão cada vez maior no progresso social contemporâneo.

 

O evento foi aberto na quarta-feira, na Sala Paulo VI, com uma sessão que descreveu novos cenários da educação e as finalidades do Congresso e nos dias 19 e 20, em outras sedes, onde serão tratados quatro temas: identidade e missão das escolas e universidades católicas, os sujeitos que se dedicam à educação e suas diversas responsabilidades, a formação dos formadores e os desafios da nossa época. No sábado, os participantes, mais de 2.200, serão recebidos pelo Santo Padre em audiência, no Vaticano.

 

Um dos conferencistas será o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira SJ, que participará de um painel sobre formação. (BF)

 

 

Dom Julio e Dom Carlos, bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo participam do congresso.

 

Abaixo os áudios de dom Julio direto de Roma:


Primeira mensagem de Dom Julio direto de Roma do Congresso Educare oggi e domani, CLICK NA IMAGEM ABAIXO

 

Resultado de imagem para Congresso - Educare oggi e domanihttps://soundcloud.com/p-antonio-s-jo-o-batista/1-dom-julio-congresso-educare-oggi-e-domani

 

 

Segunda mensagem de Dom Julio direto de Roma do Congresso Educare oggi e domani, CLICK NA IMAGEM ABAIXO

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Terceira mensagem de Dom Julio direto de Roma do Congresso Educare oggi e domani, CLICK NA IMAGEM ABAIXO

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EDUCAR HOJE E AMANHÃ
Uma Paixão que se renova
(Resumo ao Instrumentum laboris da Sagrada Congregação para a Educação Católica)

 
Escola – lugar privilegiado de Formação e Evangelização
       
      Para preparar o 50º Aniversário da Declaração Gravissimum Educationes e o 25º Aniversário da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, que ocorrem em 2015, foi lançado um instrumento de trabalho sobre o empenho da Igreja no campo da Educação. Instrumento esse que foi elaborado pela Congregação para a Educação Católica. Neste texto, são recordados os pontos de referência essenciais dos dois documentos, as características fundamentais das Escolas e das Universidades Católicas e, são esboçados os desafios que as Instituições são chamadas a responder.
     O aniversário dos dois documentos, em 2015, torna-se uma ocasião para recolher os ensinamentos do Magistério e traçar diretrizes para o futuro. O Instrumentum Laboris para isso se destina, desde as Conferências Episcopais até os alunos, passando pelas congregações religiosas, associações de professores, pais e comunidade, para refletir sobre a importância da Educação Católica no contexto atual.
 
I. PONTOS DE REFERÊNCIA:
a) Gravissimum Educationes: 50 anos do Documento sobre a Educação, do Concílio Vaticano II (28 de outubro de 1965).
b) Ex Corde Ecclesiae: 25 anos da Constituição Apostólica sobre a identidade e a missão da Universidade Católica (15 de agosto de 1990).
 
1. A Declaração Gravissimum Educationes:
     Este documento tem por objetivo chamar atenção de todos os batizados para a importância da questão educativa, fornecendo algumas orientações sobre o problema da Educação, as quais devem ser lidas junto com outros textos aprovados pelo Concílio, principalmente, as Constituições Lumen Gentium (21 de novembro de 1964) e Gaudium et Spes (7 de dezembro de 1965). Esses dois documentos apontam “por onde ir” – o marco de referência. A análise coordenada dos três documentos é importante pela ajuda que pode fornecer em relação às duas dimensões que a educação deve considerar: a dimensão secular e a dimensão teológica e espiritual.
a) Contexto histórico-social e o papel dos cristãos (dimensão secular).
O cenário, desde o tempo do Concílio, mudou profundamente, tanto no contexto histórico-social quanto nos conceitos ético-políticos. O impulso à secularização e o processo de globalização limitaram a liberdade dos indivíduos e trouxeram o fundamentalismo e o liberalismo com suas nefastas consequências. Essas mudanças todas não invalidam o magistério expresso no Concílio, mas colocam em relevo sua dimensão profética. Os números 59 e 60 da GS e a GE contêm orientações que servem para enfrentar muitos desafios atuais:
• Disponibilidade da Igreja em realizar uma obra de serviço para apoiar a promoção das pessoas.
• Reconhecimento da Instituição como “bem comum”.
• Reivindicação do direito universal à educação.
• Cultura e educação não são subservientes ao poder econômico.
• Convite para apoiar a participação da mulher na vida cultural.
• Formação de um contexto de “novo humanismo”.
b)Visão teológico-espiritual
     É a ajuda que o Magistério Conciliar é capaz de oferecer à dimensão da educação cristã. O nº 2 da GE e os nºs 11 e 17, 35 e 36 da LG contêm algumas perspectivas, dentre as quais se pode salientar:
• A Educação Cristã como obra de Evangelização/Missão (LG 17).
• Ênfase no perfil educativo, fundamental para os batizados (LG 11).
• Convite para assumir a educação cristã no quadro da fé de uma Igreja pobre pelos pobres (LG 8).

2. A Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae:
     A Gravissimum Educationes dedicou especial atenção às Escolas e Universidades Católicas. Sobretudo às Universidades, que deveriam estar a serviço da Sociedade e não só da Igreja, “que brilhem não só pelo número, mas pela dedicação à ciência (GE 10).” Em 1990, João Paulo II nos trouxe a Constituição Apostólica Ex. Corde Ecclesiae, que chama atenção para a importância da Universidade Católica, como instrumento privilegiado para chegar à verdade sobre a natureza, sobre o homem e sobre Deus, favorecendo um diálogo franco entre a Igreja e todos os homens de qualquer cultura. Enquanto católica, a Universidade deveria ter uma inspiração cristã na comunidade universitária; deveria promover uma reflexão à luz da fé católica, sobre os processos e as conquistas do estudo e do conhecimento; deveria permanecer fiel à mensagem cristã e colocar-se a serviço do povo de Deus.
    A promoção do diálogo entre os vários saberes e a teologia tem especial relevância. O Papa pede que cada universidade católica tenha uma faculdade de Teologia ou, pelo menos, uma cadeira em Teologia (cf. nº 19).