Espiritualidade do sacerdote é tema de retiro do clero com Dom Cappio

A A
O encontro foi orientado por Dom Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo da Diocese de Barra, no estado da Bahia
Publicado em: 24/06/2015 - 16:30
Créditos: Padre Antonio Francisco Ribeiro e Benigno Naveira

Aconteceu, entre os dias 25 e 29, na casa de encontro das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de São Roque (SP), o retiro do clero atuante da Região Episcopal Lapa, que foi orientado por Dom Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo da Diocese de Barra, no estado da Bahia. Dom Cappio conduziu o retiro falando da espiritualidade do sacerdote, apresentando exemplos de sua experiência pastoral. Padre Raimundo Martins, no início do retiro, afirmou: “Eu resumiria a introdução do nosso retiro: ‘O que devo fazer para alcançar o Reino de Deus? O que devo fazer para exercer bem o meu pastoreio? Sentar-me aos pés do Senhor, a fim de, à semelhança de Maria, ouvi-lo e lhe falar do que se passa em meu coração.

A partir daí, poderei ser também cada vez mais parecido com Marta (cf. Lc 10, 38-42). Sem a postura de Maria, não se aprende o que e como fazer; sem a atitude de Marta, fica-se no mundo das ideias e boas intenções sem nada construir. As duas terminam sendo a imagem de uma única pessoa em atitudes que se complementam”. No final do retiro, Padre Celso de Souza Guedes agradeceu, em nome do clero, toda a riqueza espiritual partilhada pelo Bispo.

Dom Cappio ficou conhecido em 2005 e 2007, quando fez greve de fome em protesto contra o projeto do governo federal de transposição do rio São Francisco. Em 2008, a organização Pax Christi Internacional, da Bélgica, deu a Dom Cappio o prêmio nda Paz, reconhecendo sua luta pela defesa da vida na região do São Francisco. Em 2009, recebeu o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, da Fundação Kant da Alemanha.