Exortação Apostólica Amoris Laetitia é tema do XIII Curso de Férias

A A
O curso que ocorreu nos dias 24 e 25 de julho, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, teve a articipação de 90 pessoas
Publicado em: 03/08/2017 - 12:45
Créditos: Redação

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia , do Papa Francisco, foi o tema central do XIII Curso de Férias, promovido pelo Curso de Teologia de Agentes de Pastoral (Ctap), nos dias 24 e 25 de julho, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Setor Pastoral Lapa. 

O curso, que contou com a participação de 90 pessoas, foi coordenado por Rosa dos Santos Ramicelli, Maria Angela Palma Ribeiro e Carmem Cecilia de Souza Amaral, mais conhecida por Caci, e teve como palestrantes Elizabete Guilherme e Maria Angela Palma Ribeiro, professoras de Teologia Moral. 

Elizabete falou sobre os diferentes tipos de documentos que a Igreja utiliza para a divulgação de sua doutrina e assuntos importantes para a comunidade. Ela apresentou uma síntese dos nove capítulos da exortação apostólica, enfatizando que o capítulo cinco é o centro do documento, na medida em que indica que o amor é essencial para as relações humanas e que sua fecundidade é o ideal da vida. 

Maria Angela palestrou sobre os desafios e perspectivas pastorais sobre a família, que estão detalhados a partir do capítulo sexto da exortação. Ela ressaltou o papel da Pastoral Familiar, que atua sobre a realidade das famílias, tendo como centro o amor e a misericórdia; falou da necessidade de acolhimento misericordioso e discernimento para os casais que vivem situações complexas, como uma segunda união, e lembrou que na família deve ser evitado todo tipo de discriminação, violência e agressão, e valorizada a educação dos filhos e a espiritualidade conjugal e familiar.