Gaudium et Spes: ponto de encontro entre Cristo e o homem

A A
Padre Antonio palestra sobre a constituição pastoral Gaudium et Spes, dia 30
Publicado em: 24/06/2015 - 16:30
Créditos: Padre antônio francisco ribeiro e Benigno Naveira

Cerca de 50 agentes de pastoral da Região Lapa participaram de um encontro de formação realizado na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no sábado, 30. Orientado pelos padres Antonio Ribeiro e Geraldo Raimundo, o encontro teve como referência de estudo a constituição pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II. Padre Antonio destacou que este documento, que trata da relação da Igreja com o mundo atual, foi descrito em páginas admiráveis e que todos deveriam conhecê-lo, independentemente da religião ou credo que professam.

A Constituição Pastoral leva de novo a Igreja ao meio da vida contemporânea, mas não para dominar a sociedade, nem para dificultar o autônomo e honesto desenvolvimento de sua atividade, mas para iluminá-la, sustentá-la e consolá-la.

A Gaudium et Spes assinala o ponto de encontro entre Cristo e o homem moderno, suas alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem - “hoje, mais que nunca, as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”

(GS 1). Tudo o que é verdadeiramente humano “ressoa no coração” dos discípulos, no coração da Igreja. Padre Antonio lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano trouxe como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”, e que a escolha desse tema teve como objetivo inserir a Campanha nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II. “Podemos dizer que a eclesiologia e o esforço pela renovação da Igreja perpassam não apenas a Gaudium et Spes, mas todos os documentos do Concílio, o qual foi eminentemente eclesiológico”, afirmou.