Dom Odilo dedica igreja e consagra altar da Paróquia Nossa Senhora da Penha

A A
Solenidade coroa as festividades pelos 50 anos da criação paroquial
Publicado em: 15/09/2016 - 11:00
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo fez a dedicação e consagração do altar da Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Jardim Peri, dia 8, durante missa concelebrada pelos padres Pietro Plona, pároco, e Victor Mbesi Wafula, vigário.

A solenidade coroava as festividades pelos 50 anos da criação paroquial. “Ao celebrar o Jubileu de Ouro de nossa paróquia queremos louvar a Deus pela história de graça e amor pela qual Ele nos conduziu nestes 50 anos.

Foi a 8 de julho de 1966, quando nossa paróquia foi formada com território desmembrado das paróquias São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora das Graças. Da cepa da Penha brotaram outras ramas e assim foram criadas as paróquias Nossa Senhora de Fátima da Vila Dionísia (1970), Santa Cruz (1972), Sagrada Família (1988) e São Marcos Evangelista (2014)”, expressou Padre Pietro, que estava contente em ver sua igreja, que foi totalmente reformada, lotada de fiéis.

Em sua homilia, Dom Odilo explicou que a dedicação de uma igreja significa que a Deus deve ser dado o que é de melhor, pois o templo é um sinal da fé, a casa de Deus no meio de todas as casas. Aí se encontra Deus, um lugar onde os fiéis constituem uma família.

Para o cardeal se vai à igreja para dar testemunho da fé, é um reconhecimento que Deus está em primeiro lugar. A ida também é para louvar e ouvir Deus. É do ambão que ressoa a Palavra de Deus. Não é palavra morta, é palavra viva. A palavra não é sobre Deus, mas é de Deus. 

Dom Odilo também deu outra razão para se deslocar à igreja: celebrar os santos mistérios de Deus, pois no altar se faz memória do sacrifício de Jesus e também o banquete onde os fiéis são nutridos pelo corpo e sangue de Jesus Cristo. 

Ao final, o cardeal desejou que todos saíssem motivados, alegres e fossem discípulos de Cristo.