26ª Exposição Franciscana de Presépios

A A
O Convento São Francisco realiza mais uma edição da Exposição de Presépios
Publicado em: 02/12/2015 - 13:45
Créditos: Equipe de Divulgação do Evento

Sempre com muitas novidades a exposição franciscana de presépios do Convento São Francisco chega a sua 26ª edição, com setenta presépios inéditos, divididos em vitrines ambientadas com cenografias únicas e originais, material reciclado e criatividade que dão aos presépios o destaque merecido. Desde 2010, Fr. Róger Brunorio, que também é museólogo faz a curadoria e este ano se despede de São Paulo, com o compromisso de levar os visitantes a refletirem sobre o Mistério do Natal à luz do tema: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso".

A escolha do tema foi por causa do Ano Jubilar Extraordinário instituído pelo Papa Francisco. Na cena do presépio podemos contemplar o grande ato de amor de Deus pela humanidade. "Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai". Ali, na fragilidade da criança está o grande mistério do perdão e da reconciliação. "Na plenitude do tempo” (Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Que o vê, vê o Pai (cf. Jô 14,9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus."

A mostra de presépios é também uma oportunidade de poder conhecer outras culturas e dialogar com outros povos.  Para a exposição desse ano são exibidos presépios de 14 estados brasileiros e de quinze países. Os conjuntos são originais e algumas peças são únicas. Os presépios são feitos de material diverso e artesanal. A riqueza nos detalhes das obras leva o visitante a perceber a diversidade das culturas brasileira e estrangeira. O presépio de Caruaru - PE, tem cores fortes e traços regionais na figuras. Do Vale do Paraíba, a Sagrada Família é composta por um pescador, uma lavadeira e um menino índio. De Tiradentes - MG, o presépio foi feito de madeira de demolição e pintado à mão. De Vitória - ES, há dois conjuntos, um feito de escama e concha, e o outro, de tronco de árvore queimada. Da Rússia, o presépio é tipo matrioska. Da Alemanha, dois exemplares típicos em madeira dão forma e cor. E do Japão, os três personagens são com os traços e vestes orientais.   E assim, de cada lugar ou região os presépios são carregados e imbuídos de elementos típicos e culturais.

Como é característica do curador, para a 26ª mostra de presépios, Fr. Róger preparou duas instalações. Umas delas com sacos plástico com ar comprimido. No centro, entre inúmeros saquinhos com ar está uma representação moderna e atual da Sagrada Família. Diante da realidade do mundo atual devemos nos perguntar: como estamos vivendo? Se estamos cheio de Deus ou se estamos cheios de nós mesmo. Noutra instalação, Ana Reisky Von Dubnitz,  faz um presépio utilizando apenas relógios. Segundo a autora, a proposta é provocar uma reflexão nas pessoas sobre o que elas têm feito com o seu tempo. Também propõem aos visitantes que reflitam sobre o tempo que tem para Deus e para a espiritualidade.  Neste presépio fica no ar a pergunta se estamos nos tornando escravos do tempo?

A quantidade e a qualidade dos presépios, bem como a diversidade de material usados nos cenários com abordagens cheios de forma, conteúdo e espiritualidade faz a mostra ser atraente e interessante. Além do passeio cultural pelos presépios, os visitantes ainda poderão desfrutar a arquitetura franciscana presente na igreja do séc. XVII e no convento construído na década de 1940.

 26ª Exposição Franciscana de presépios

Convento São Francisco
Largo São Francisco, 133 - Sé - São Paulo – SP
Clique aqui para acessar o mapa.

Informações e agendamentos:
Tel.: 11 3291 2400
E-mail: presepios@franciscanos.org.br

Abertura

Data: 08 de dezembro
Horário: após a missa das 10h30min

Visitação

Duração: De 08 a 30 de dezembro de 2015
Horário:
Seg à Sex: 9h às 17h
Sáb: 9h às 15h
Dom: 9h às 12h

*Nos dias 24 e 25 não haverá visitação.