“A fé do povo em seu padroeiro”

A A
As Celebrações no dia de Santo Antônio nas Paróquias "Santo Antonio" da Região Sé
Publicado em: 17/06/2019 - 12:00
Créditos: Redação

1) Paróquia Santo Antonio, no Pari - Ao longo de todo o dia foram celebradas 10 Missas, com grande participação de fiéis. O tradicional bolo de Santo Antônio acabou cedo. As 80 tábuas preparadas pelas voluntárias nos últimos dias acabaram por volta das 18 horas. Durante todo o dia, os frades se revezavam na fila de bênçãos. A fila para pegar o pão atravessava toda Praça Padre Bento.

Às 19h30, a Missa Solene encerrou com chave de ouro o dia de Santo Antônio, padroeiro do Pari. Dom Eduardo Vieira, Bispo auxiliar da Região Sé, presidiu a celebração. Concelebraram Frei Wilson Simão, pároco; Frei José Francisco de Cássia, guardião; Frei Marx Rodrigues dos Reis, vigário paroquial e Frei Jêa Paulo Andrade, mestre do Postulantado, em Guaratinguetá (SP). Frei Vitor da Silva Amâncio e Frei Aloísio dos Santos também estavam presentes.

Dom Eduardo afirmou em sua homilia que Santo Antônio era o santo da simplicidade e do amor aos pobres. “Se hoje viemos aqui, atraídos por Santo Antônio, é porque também amamos os pobres”, afirmou. Segundo o bispo, esta proximidade com os mais necessitados nasce da estreita relação com a Palavra de Deus, vivida de forma intensa pelo santo. “É da Palavra de Deus que nasceu este amor pela Igreja, pelos pobres e pela Eucaristia”, acrescentou.

Para Dom Eduardo, o exemplo de vida de Santo Antônio deve inspirar os devotos a buscar a santidade e a ter proximidade com o Evangelho. “Assim como Santo Antônio distribuía o pão aos pobres, ele distribuía também a Palavra de Deus. Nós também estamos comprometidos a levar a Palavra às pessoas que passam fome, fome da Palavra de Deus. Que nunca nos falte uma palavra de esperança para dizer às pessoas”, pediu Dom Eduardo.

Após a celebração, as centenas de fiéis que participaram da celebração saíram em procissão pelas ruas do bairro. Acompanhando a procissão, Dom Eduardo e os frades distribuíam bênçãos aos devotos que, de suas casas e comércios, acompanhavam o cortejo. A imagem foi recebida na igreja com uma grandiosa queima de fogos.

Órgão volta a ser ouvido no Pari

Uma surpresa muito especial marcou a última Missa celebrada neste dia 13 no Pari. O antigo órgão, que passa por um processo de restauro desde o incêndio, ocorrido há 13 anos, voltou a ser ouvido. Graças ao esforço dos voluntários e do professor Nilton, foi possível trazer de volta, mesmo que por algumas horas, o belo som produzido pelo antigo instrumento. O órgão, importado da Alemanha, é um dos poucos exemplares ainda em funcionamento no país.

 

2) Paróquia Santo Antonio, na Barra Funda – Na Paróquia Santo Antonio, no bairro da Barra Funda, Pe. Luiz Cláudio Braga, celebrou Missa as 12h. Às 18h aconteceu uma Procissão pelas ruas do bairro, com a chegada da imagem na Igreja para a Missa Solene de Santo Antônio às 19h30, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para o Vicariato para a Educação e a Universidade.

Créditos das Fotos: PASCOM Paróquia Santo Antonio, Barra Funda

(Colaboração e Créditos das fotos das Comemorações e Celebração de Santo Antonio na Paróquia Santo Antonio, no Pari: Imprensa da Província Franciscana na Paróquia Santo Antônio do Pari)

(Créditos das Fotos das Comemorações e Celebração de Santo Antonio na Paróquia Santo Antonio, da Barra Funda: PASCOM Paróquia Santo Antonio, Barra Funda)