Apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP

A A
Paróquia Nossa Senhora da Paz recebe Bachiana Filarmônica para a comemoração dos Direitos Humanos
Publicado em: 09/12/2015 - 16:45
Créditos: Paróquia Nossa Senhora da Paz

No último domingo, dia 6 de dezembro, a Bachiana Filarmônica SESI-SP – sob a regência de seu maestro titular e diretor artístico, João Carlos Martins, se apresentou na Igreja Nossa Senhora da Paz em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro. A igreja acolhe imigrantes há 75 anos, cuidando para que essas pessoas tenham possibilidades dignas de sobrevivência e superação. Com 110 vagas, hoje em dia atende a homens, mulheres e crianças, angolanos, congoleses e haitianos em sua maioria, e mais de uma dezena de nacionalidades africanas e da América Latina. Antes de iniciar, o maestro afirmou: "Será uma celebração do que eles [os imigrantes] representam na construção de São Paulo". A apresentação contou com a presença da cantora lírica Giovanna Maria e teve no repertório músicas como as obras de W.A. Mozart Eine Kleine Nachtmusik e Concerto Para Piano nº 21 (2º MOV.) e Ladies in Lavender, de Nigel Hess., E. Morricone, A. Piazzolla, entre outros grandes nomes, finalizando com um coro de "Trem das onze" de Adoniran Barbosa, junto ao público presente

A Igreja Nossa Senhora da Paz desde seu nascimento é coordenada pela Congregação dos Missionários de São Carlos, uma comunidade internacional de religiosos que acompanham os migrantes das mais diversas culturas, crenças e etnias. Fundada em 1887 por João Batista Scalabrini (1839-1905), na Itália, a congregação reúne 700 religiosos, os scalabrinianos, que estão presentes em 34 países dos cinco continentes.

Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP

Mantida pelo SESI-SP, a Bachiana Filarmônica SESI-SP é formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades. Sob a direção artística do maestro João Carlos Martins, tem atuação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Dessa forma, ao mesmo tempo em que fomenta a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, a orquestra contribui com a difusão da música erudita de alta qualidade técnica e artística para milhares de brasileiros. Ao longo de sua temporada, a cada ano, a Bachiana se apresenta em renomados teatros do país e em todo o Estado de São Paulo – incluindo regiões mais afastadas dos centros urbanos. A orquestra também realiza ensaios públicos, concertos didáticos e turnês em importantes palcos internacionais, entre os quais Carnegie Hall e Lincoln Center, em Nova York.

 

Acervo da Paróquia